TikTok modera comunidade de culto a criminosos após reportagem do Núcleo

O TikTok moderou uma comunidade online que glorificava assassinos, atiradores escolares e supremacistas, denunciada pelo Núcleo dias antes da moderação.

O TikTok derrubou 30 hashtags com mais de 300 milhões de visualizações associadas a uma comunidade internacional de culto a atiradores escolares, supremacistas brancos e assassinos.

Em 26.jan.2023, o Núcleo publicou uma reportagem sobre o assunto e enviou à assessoria de imprensa da rede social todo o material usado durante a apuração. Foram compartilhados mais de 150 vídeos, 112 perfis e 36 hashtags que somavam 344 milhões de visualizações.

Das hashtags enviadas pelo Núcleo, 30 foram derrubadas completamente após nossa reportagem e contato com a assessoria. Até a primeira semana de fev.2023, elas ainda estavam ativas.

Nossa reportagem denunciou que a comunidade usava hashtags com milhões de visualizações e sem moderação para se dividir em grupos de culto a diferentes criminosos, possivelmente atingindo jovens e adolescentes, que aparentam ser maioria na rede.

Apesar de o TikTok banir o nome de 3 atiradores do mecanismo de busca por associação com discurso de ódio, o Núcleo denunciou que a comunidade burlava esse bloqueio mudando letras nos sobrenomes dos criminosos. Foram encontradas 5 hashtags durante o monitoramento com esses nomes suprimidos, e 3 delas atualmente estão fora do ar.

As diretrizes de comunidade do TikTok não permitem “conteúdo que seja excessivamente macabro, explícito, sádico ou horrendo, ou que promova, normalize ou exalte a violência ou o sofrimento extremo em nossa plataforma”.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!