Sérgio Spagnuolo, editor-executivo do Núcleo, e Michel Gomes, desenvolvedor, foram selecionados para participar do JournalismAI Fellowship 2023, uma programa para facilitar o desenvolvimento de projetos que usam inteligência artificial (IA) para aprimorar reportagens e outros processos jornalísticos.
Durante os próximos seis meses, o Núcleo irá desenvolver um projeto em parceria com Bruno Fávero e Rhenan Bartels, dos Aos Fatos (Brasil), e Tomás Rudich e Borja Lozano, do Newtral (Espanha).
A equipe vai construir uma plataforma chamada "NoticIA" para permitir que redações criem chatbots com inteligência artificial com base em seu próprio conteúdo. Usando grande modelo de linguagem (Large Language Models), o projeto vai criar uma nova forma de interação dos veículos com os leitores, minimizando o risco de respostas imprecisas da IA.
Ao todo, foram selecionados 32 jornalistas e tecnólogos de 15 organizações de notícias em todo o mundo para participar da 2ª edição do programa. Os bolsistas fazem parte de organizações de notícias de 11 países diferentes: Quênia, Reino Unido, Austrália, Jordânia, Alemanha, Brasil, Espanha, Malásia, Índia, Holanda e Canadá.
Os bolsistas se organizaram em seis grupos de organizações parceiras para o desenvolvimento dos projetos propostos.
O programa tem apoio do Google News Initiative no Reino Unido, mas é totalmente gerenciado pelo Departamento de Mídia e Comunicações da London School of Economics and Political Sciences.
Veja a lista completa de profissionais e projetos selecionados abaixo.