Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Sérgio Spagnuolo, editor-executivo do Núcleo, e Michel Gomes, desenvolvedor, foram selecionados para participar do JournalismAI Fellowship 2023, uma programa para facilitar o desenvolvimento de projetos que usam inteligência artificial (IA) para aprimorar reportagens e outros processos jornalísticos.

Durante os próximos seis meses, o Núcleo irá desenvolver um projeto em parceria com Bruno Fávero e Rhenan Bartels, dos Aos Fatos (Brasil), e Tomás Rudich e Borja Lozano, do Newtral (Espanha).

A equipe vai construir uma plataforma chamada "NoticIA" para permitir que redações criem chatbots com inteligência artificial com base em seu próprio conteúdo. Usando grande modelo de linguagem (Large Language Models), o projeto vai criar uma nova forma de interação dos veículos com os leitores, minimizando o risco de respostas imprecisas da IA.

Ao todo, foram selecionados 32 jornalistas e tecnólogos de 15 organizações de notícias em todo o mundo para participar da 2ª edição do programa. Os bolsistas fazem parte de organizações de notícias de 11 países diferentes: Quênia, Reino Unido, Austrália, Jordânia, Alemanha, Brasil, Espanha, Malásia, Índia, Holanda e Canadá.

Os bolsistas se organizaram em seis grupos de organizações parceiras para o desenvolvimento dos projetos propostos.

O programa tem apoio do Google News Initiative no Reino Unido, mas é totalmente gerenciado pelo Departamento de Mídia e Comunicações da London School of Economics and Political Sciences.

Veja a lista completa de profissionais e projetos selecionados abaixo.

"BIAS BLOCKER"

ARIJ

ABC AUSTRALIA

Deutsche Welle

"MP INTERESTS TRACKER"

BBC News

The Times & The Sunday Times

"NOTICIA"

Aos Fatos

Newtral

Núcleo Jornalismo

"TIMELARK"

OCCRP

BBC News

Thomson Reuters

"PROJECT DAISY"

Malaysiakini

CORRECTIV

India Today


Texto atualizado às 12h36 de 16.out.2023 para excluir menção ao projeto "Serving Niche Audiences", após solicitação de um dos parceiros desse projeto, que não mais quer associado a ele.

Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.