Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Núcleo recebeu, nesta segunda-feira (9.out.2023), um financiamento da organização internacional Luminate para desenvolver, principalmente, aspectos institucionais do veículo e fortalecer a inovação em novos formatos de jornalismo.

DETALHES DO GRANT. O valor total é de US$190 mil, a ser desembolsado em duas parcelas ao longo de dois anos.

"Com esses recursos, estaremos melhor posicionados para atuar como uma empresa de newstech, ou seja, que desenvolve tecnologia como jornalismo, e não apenas para o jornalismo", disse Sérgio Spagnuolo, diretor-executivo do Núcleo.

"Corremos atrás de recursos como estes há anos, quando os planos que tínhamos para o Núcleo estavam em um pedaço de papel, rabiscado à caneta", disse Alexandre Orrico, diretor de operações do Núcleo. "Agora, a Luminate ofereceu caminhos não só para fortalecer nossa empresa, mas também para que pensemos em coisas diferentes e em novos formatos, algo que não vemos realizado em outros veículos."

Saiba mais sobre a nossa política de financiamento aqui.

COMPROMISSOS. Como parte do desenvolvimento institucional, o Núcleo se compromete a: 

  • Ampliar a diversidade em sua equipe;
  • Criar um conselho consultivo para questões de negócios, transparência e desenvolvimento institucional;
  • Melhorar a transparência e criar sistemas para profissionalizar a gestão.

Além do desenvolvimento institucional, o financiamento concedido vai permitir que o Núcleo avance em diversas outras áreas e atividades:

  • Ampliação de formatos para cobertura de grandes plataformas digitais;
  • Elaboração de projetos especiais;
  • Fortalecimento da cultura de desenvolvimento de tecnologia;
  • Ampliação de ofertas comerciais de nossos produtos tecnológicos;
  • Implementação de caminhos de longo prazo para sustentabilidade financeira.

"O grant permite vislumbrarmos um horizonte no qual conseguiremos escalar a produção e disponibilizar nossos produtos de maneira mais sustentável do ponto de vista de processos e de infraestrutura tecnológica,” afirmou Felippe Mercurio, diretor de tecnologia do Núcleo.

ESTRATÉGIAS. O desenvolvimento de novos produtos, que subsidiarão a sustentabilidade do negócio, será fundamental nessa nova etapa, assim como a criação de estratégias digitais.

"Esses recursos nos darão a oportunidade de elaborar e executar estratégias de mais longo prazo, concentradas em aumentar o impacto do nosso jornalismo", disse a gerente de estratégia Jade Drummond.

SOBRE A LUMINATE. A Luminate é uma fundação global que trabalha para garantir que todas as pessoas – especialmente aquelas que foram historicamente subrepresentadas – tenham acesso à informação, aos direitos e ao poder para influenciar as decisões que moldam a sociedade.

O trabalho da Luminate foca em ajudar a criar as condições para que as pessoas participem de forma plena da vida cívica e política, tenham segurança para questionar o poder e acesso a informações precisas e confiáveis.

A organização foi fundada em 2018 por Pierre Omidyar, um dos fundadores do eBay, e a bióloga Pam Omidyar, e já apoiou organizações sérias brasileiras como InternetLab, Conectas, Nexo, Instituto Igarapé, Agência Pública e Abraji, entre outros.

"A Luminate é uma organização séria, com forte comprometimento com a democracia, direitos humanos, liberdade de expressão e acesso à informação", disse Spagnuolo.

Esse é o segundo, e mais substancial, grant que o Núcleo recebe da Luminate, sendo o primeiro para a cobertura eleitoral de 2022.

Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.