O Google removeu mais de 100 vídeos do Youtube após o Núcleo publicar uma investigação que descobriu ao menos cinco canais na plataforma, com centenas de vídeos e até 40 mil inscritos, que ensinam como montar armas de fogo ou vendem acessórios para armamentos.

A política de conteúdo da plataforma expressamente proíbe a criação de vídeos com o propósito de vender armas de fogo, instruir os espectadores sobre como produzir armas de fogo, munições e acessórios relacionados ou ensinar o público a instalar esses acessórios.
Os especialistas ouvidos pelo Núcleo foram unânimes em apontar a violação das políticas da plataforma.
Além disso, o Núcleo apurou que esses vídeos circulavam entre conversas em fóruns online utilizados para assédio direcionado contra pessoas e instituições.
Questionado sobre os vídeos, o Youtube não respondeu todas as perguntas, mas explicou que as políticas da comunidade definem o que pode ou não ser compartilhado na plataforma.
Após análise dos canais denunciados pelo Núcleo Jornalismo, removemos mais de 100 vídeos da plataforma por infringirem nossas regras relacionadas a armas de fogo, e os canais foram penalizados de acordo com nosso Sistema de Avisos. Quando avaliamos esse tipo de conteúdo, levamos em conta diversos fatores, como o risco imediato de ferimentos graves ou morte, se os indivíduos envolvidos são profissionais treinados, se o conteúdo é respaldado por informações educacionais ou documentais adequadas, entre outros. Seguimos vigilantes para manter o YouTube uma plataforma segura para nossa comunidade.