O Núcleo lança nesta semana o painel público do projeto Ciência Monitorada. A iniciativa deu acesso gratuito por um ano para 371
membros da comunidade científica ao Legislatech, facilitando o monitoramento de assuntos de relevância para a ciência em documentos públicos brasileiros e na imprensa.
O painel público reúne todos os documentos já encontrados pelos participantes do Ciência Monitorada, e seguirá atualizado até o fim da iniciativa.
Atualmente, a comunidade científica está monitorando 475
termos em 10
órgãos públicos diferentes (número que vai aumentar nos próximos meses). Já são mais de 62 mil
documentos coletados via Ciência Monitorada desde o início do projeto em mar.2024. Os filtros do painel público ajudam a navegar pelos dados disponíveis.
O projeto reúne pesquisadores e pesquisadoras de 20
estados do Brasil e do Distrito Federal, e atinge todas as cinco regiões do país. Outros participantes atuam em universidades no exterior, como nos Estados Unidos, na França, no Reino Unido e em Portugal.
O PROJETO
O Ciência Monitorada foi criado pelo Núcleo, com apoio do Instituto Serrapilheira e parceria institucional com a Agência Bori, para facilitar o monitoramento de documentos públicos brasileiros pela comunidade científica.
Pesquisadores e pesquisadoras receberam acesso gratuito por 12 meses a uma ferramenta própria que desenvolvemos, o Legislatech. Esse acesso gratuito é totalmente subsidiado pelo Instituto Serrapilheira.
As inscrições se encerraram no dia 31.março.2024 e todos os participantes do projeto têm vinculo com universidades ou instituições de ensino/pesquisa no Brasil ou no exterior.
Cada participante do Ciência Monitorada pode escolher e editar 20 termos diferentes para monitorar e selecionar em quais órgãos quer ficar de olho.
Atualmente o Legislatech monitora 10 órgãos, e essa lista está em constante crescimento. Durante as inscrições do projeto, recebemos mais 600
sugestões de órgãos para incluir no monitoramento e a implementação delas vai acontecer gradualmente, de acordo com a capacidade técnica.
A FERRAMENTA
O Legislatech é uma uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo para monitorar documentos públicos em busca de assuntos do interesse de cada cliente, de forma customizada, disparando relatórios automatizados a cada resultado novo encontrado.
Qualquer um pode assinar o Legislatech e fazer o próprio monitoramento. São três planos para atender diferentes escalas de interesse, com a mensalidade a partir de R$25 mensais.
COMO USAR O LEGISLATECH
Para utilizar a ferramenta, basta escolher três parâmetros diretamente na plataforma:
- Quais termos você deseja monitorar em documentos do governo brasileiro;
- Em quais órgãos quer ficar de olho;
- Com qual periodicidade deseja receber os alertas automatizados.
A partir disso, a ferramenta faz uma varredura customizada a cada 30 minutos, coletando todos os documentos que mencionam as palavras-chave escolhidas publicados pelos os órgãos selecionados.
Quem utiliza o Legislatech pode acompanhar todos os dados coletados via:
- Relatório automatizado por e-mail;
- Painel do Legislatech, na aba "Dados".
A ferramenta também permite a conexão com o ChatGPT para criar resumos automatizados dos documentos com uso de inteligência artificial, mas é preciso ter um token próprio da OpenIA.
ÓRGÃOS JÁ MONITORADOS PELO LEGISLATECH
Atualmente, a ferramenta já monitora:
ALESP
(Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)ALMG
(Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais)CAMARA
(Câmara dos Deputados)DOU
(Diário Oficial da União)IMPRENSA
(Reportagens da Imprensa Brasileira)QRD
(+350 diários oficiais municipais - via Querido Diário)SENADO
(Senado Federal)STF
(Supremo Tribunal Federal)TAQUIGRAFICA
(Notas Taquigráficas da Câmara dos Deputados)TJBAJUS
(Tribunal de Justiça da Bahia - Jurisprudência)
Estamos constantemente trabalhando para acrescentar novas bases de dados para nosso monitoramento do Legislatech.
CONTEXTO
O Legislatech é uma ferramenta própria do Núcleo lançada em julho.2023. Inicialmente, ele foi criado para facilitar a própria cobertura aqui do Núcleo, recebendo alertas sempre algum projeto de lei do nosso interesse surgisse ou sofresse alteração.
Até o momento, nós já publicamos ao menos 44 reportagens e notas com base em documentos encontrados via Legislatech.
Com o passar do tempo, vimos o potencial da ferramenta e decidimos oferecê-la ao nossos apoiadores e, em seguida, ao público geral. Ampliamos a tecnologia para permitir a customização e monitoramento de qualquer assunto de interesse e lançamos o produto ao mercado.
Hoje qualquer um pode assinar o Legislatech e fazer o próprio monitoramento, com planos a partir de R$25 mensais.
O projeto foi inspirado pelo Elas No Congresso, desenvolvido pelas nossas parceiras da Revista AzMina.