O Núcleo e o Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (El Clip) vão realizar, em agosto, um treinamento especializado para jornalistas da América Latina que fazem investigações sobre Big Tech na região.
O Big Tech Investigation Lab vai acontecer de 12 a 16 de agosto em Nosara, na Costa Rica, e os custos de viagem, hospedagem e alimentação serão todos cobertos pela iniciativa. O treinamento é financiado pelo Luminate Group, com apoio do Harmony Projects.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Os critérios de seleção para o Big Tech Investigation Lab são:
- Ser jornalista sediado na América Latina, preferencialmente do Brasil, México, Colômbia e Argentina;
- Ter conhecimento avançado em inglês, pois será a língua usada na maior parte do treinamento;
- Ter no mínimo 5 anos de experiência de trabalho com:
- Cobertura especializada de tecnologia;
- Desinformação ou checagem de fatos;
- Reportagem investigativa de forma geral;
- Cobertura de economia e negócios.
- Ter uma organização jornalística para endossar o seu trabalho.
Para participar, basta se inscrever no site do treinamento até o dia 11 de junho.
PROGRAMAÇÃO:
O Big Tech Investigation Lab vai ter uma programação intensa de 5 dias de workshops para explorar os principais problemas enfrentados na cobertura de Big Tech na América Latina, além de ir fundo nas potenciais soluções para esse cenário.
Projetado para até 12 jornalistas líderes em suas áreas na América Latina, este workshop de alto nível fornecerá aos participantes insights e conhecimentos necessários para navegar em um cenário tecnológico de rápida evolução.
Com uma agenda projetada para facilitar a aprendizagem colaborativa e o engajamento, o evento oferecerá análises aprofundadas, discussões lideradas por especialistas e sessões de treinamento prático que capacitarão jornalistas a entender melhor e relatar os impactos das grandes empresas de tecnologia na região.
Os participantes também terão a oportunidade única de fazer networking com colegas, compartilhar experiências e estabelecer relações profissionais que transcendem fronteiras. O cenário sereno de Nosara dará o tom para discussões reflexivas sobre tecnologias emergentes, práticas de jornalismo ético e estratégias para cobrir efetivamente as tendências tecnológicas relevantes para a América Latina.
Incentivamos jornalistas apaixonados por se manterem na vanguarda da cobertura tecnológica a se inscreverem e contribuírem para a construção de um futuro digital mais informado e inclusivo.
Entre os palestrantes já confirmados estão:
- Julia Angwin, premiada jornalista investigativa, fundadora do estúdio de jornalismo sem fins lucrativos Proof News, autora de best-sellers e colaboradora como Opinion Writer do New York Times.
- Justin Hendrix, CEO e Editor do Tech Policy Press, um empreendimento de mídia sem fins lucrativos focado na interseção entre tecnologia e democracia.
- Natalia Viana, co-fundadora e diretora-executiva da Agência Pública, o maior veículo de notícias sem fins lucrativos do Brasil, e ex-bolsista Nieman em Harvard.
- Maria Teresa Ronderos, jornalista colombiana, diretora e co-fundadora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (El Clip). Também é colunista do jornal El Espectador.
- Sérgio Spagnuolo, fundador e diretor-executivo do site de notícias de tecnologia Núcleo Jornalismo, fundador da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab e ex-bolsista Knight do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ).