Pular para o conteúdo

Governo detalha plano de data centers para Big Techs, mas recusa acesso à sociedade civil

Programa apresentado pelo ministro Fernando Haddad a Amazon e Google foi negado ao Idec por ainda não estar pronto

Governo detalha plano de data centers para Big Techs, mas recusa acesso à sociedade civil

Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento negaram ao Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) acesso à minuta da nova Política Nacional de Data Centers, pouco após o mesmo plano ter sido apresentado a empresas de tecnologia em reuniões do ministro Fernando Haddad nos EUA.

Na quarta-feira (7.mai), o Idec solicitou formalmente o documento, alertando para a falta de transparência em um processo regulatório com impacto direto sobre dados pessoais e infraestrutura digital no país.

Nesta semana, durante missão oficial à Califórnia, Haddad falou sobre o plano com dezenas de empresas norte-americanas, incluindo Meta, Google, Microsoft e Nvidia.

NÃO TÁ PRONTO. Em resposta ao ofício na noite de 8.maio, a Secretaria de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento alegou que a minuta tem caráter preparatório e só poderá ser divulgada após a formalização do ato — o que foi classificado como insatisfatório pelo Idec.

Como embasamento legal para o sigilo, a secretaria citou o Art. 20 do Decreto n.° 7724, que define: “O acesso a documento preparatório ou informação nele contida, utilizados como fundamento de tomada de decisão ou de ato administrativo, será assegurado a partir da edição do ato ou decisão.”

CONTA OUTRA. Ao Núcleo, o Idec disse que já ter visto essa justificativa sendo usada para ocultar documentos para sociedade civil, mas que “neste caso é ainda mais grave, pois o material foi apresentado a executivos de empresas estrangeiras, mas não à população brasileira”.

Para o instituto, a negativa viola o princípio da publicidade e contraria os dispositivos da LAI.

O Núcleo enviou um email para o Ministério da Fazenda e do MDIC, mas ainda não obteve resposta.

SEM CONVERSA. Em jun.2023, o Ministério do Desenvolvimento divulgou um estudo preliminar elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sem apresentar a política completa à sociedade civil ou abrir espaço para avaliações públicas sobre o impacto dos data centers no país.

O Ministério do Meio Ambiente também ficou de fora. Segundo o Intercept Brasil, o governo Lula realizou mais de 80 reuniões sobre o tema — nenhuma delas com participação do MMA.

PLANO BILIONÁRIO. O governo projeta até R$2 trilhões em investimentos em data centers no Brasil nos próximos 10 anos, impulsionados por incentivos financeiros e benefícios fiscais a empresas estrangeiras.

Ao Poder360, o secretário Uallace Moreira Lima afirmou que a proposta está “bem avançada” e que o presidente Lula deve anunciá-la “até junho, no mais tardar”. “Conversamos com diversos players, que aguardam ansiosos. Eles nos apresentaram projeções otimistas de investimento”, disse.

Reportagem Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Conheça quem liderou essa pauta

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Reportagens

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo