Aplicativos de notícias crescem no Brasil em meio à pandemia

Instalações dos principais aplicativos de notícias cresceram 68% do começo de março até dia 22, de acordo com levantamento da RankMyAPP feito para o Núcleo.

A instalações de aplicativos de notícias cresceram 68% após o agravamento da epidemia do coronavírus no Brasil, indicando que as pessoas recorrem cada vez mais a informações jornalísticas em tempos de crise.

O número de downloads semanais de aplicativos de notícia saltou de pouco mais de 2.000 na semana de 24 de fevereiro a 1º de março para cerca de 3.500 na semana de 16 a 22 de março. Medidas mais drásticas de distanciamento social começaram a ser tomadas em todo o Brasil por volta dessa última semana.

O levantamento foi realizado pela empresa RankMyAPP a pedido do Núcleo e considera downloads realizados na categoria "notícias e revistas" na plataforma Play Store, do Google, orientada para aparelhos que rodam o sistema operacional Android, e Apple Store.


É importante porque...
  • Coloca em evidência a demanda do trabalho jornalístico durante a pandemia

  • Mostra como as pessoas estão em busca de informações de referência


Por motivos de confidencialidade de informações, a empresa não pode repassar ao Núcleo dados brutos para análise própria, nem listar os principais aplicativos baixados. De acordo com a Apptopia, os principais aplicativos de notícias na semana encerrada em 22 de março eram o Twitter, o app do G1, Portal de Notícias, o agregador Google News e o Reddit.

Houve uma queda de 10% nas instalações de fevereiro em relação a janeiro, provavelmente por conta do Carnaval, mas em março o volume voltou a crescer.

Nos EUA também houve um aumento nas instalações de aplicativos de notícias, especilamente agregadores de conteúdo, de acordo com o Axios.

METODOLOGIA

O estudo da RankMyAPP foi feito a pedido do Núcleo. Logo, não tivemos acesso à metodologia nem aos dados. Esses dados são difíceis e caros de obter. Acesso aos datos da Apptopia, por exemplo, podem passar de US$2 mil por ano.

A RankMyAPP é uma empresa que promove a visibilidade de aplicativos em lojas online.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca