A vez dos políticos na podosfera

Como convidados ou em programas próprios, políticos têm experimentado com formato

O ex-presidente Lula participará na sexta-feira do Podpah, um videocast transmitido ao vivo pelo Youtube para 4,02 milhões de assinantes e considerado o maior podcast do Brasil. No início de setembro, Lula já havia sido recebido pelo rapper Mano Brown em seu podcast Mano a Mano.

Não é só como convidados que políticos têm ganhado a podosfera. Políticos tradicionais vêm lançando podcasts próprios como canal de comunicação. Em setembro, o ex-senador e pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) lançou o #CiroGames, uma live semanal no Youtube em que recebe figuras da política e da cultura e que é depois republicado como podcast em plataformas.


É importante porque…
  • Mostra uma tentativa de políticos de ocupar esse formato de comunicação, que vem ganhando tração entre brasileiros
  • É um formato relativamente mais informal do que os usualmente ocupados por políticos

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Pandemia, tem o 'Podcast do Senador Renan' publicado em seu site. Assim como Renan, o ex-senador e cacique do MDB Romero Jucá também tem o Minuto Roraima, mini-podcasts publicados semanalmente em seu site.

Partidos também têm podcasts próprios. É o caso do NovoCast, do Partido Novo, que já está na 45ª edição. O Partido dos Trabalhadores também tinha um podcast, mas ele não é atualizado desde fevereiro de 2020.

Mas não são todos que decolam. O deputado federal Rodrigo Maia (Sem partido-RJ) tinha o programa semanal Resenha com Rodrigo para falar dos eventos de cada semana na Câmara. Mas a última atualização do podcast foi há dois anos, antes mesmo da presidência de Maia na Câmara acabar.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca