GSI edita regras sobre uso de redes sociais pelo governo federal

Medida deixa explícito papel de militares na gestão de mídias sociais

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão ligado à Presidência da República e chefiado pelo ministro Gen. Augusto Heleno, publicou em dez.2021 novas regras sobre o uso de redes sociais por órgãos do governo federal.

A instrução foi editada em 23.dez.2021 e publicada no Diário Oficial da União no dia 27. O jornal O Globo foi o primeiro a noticiar.

Veja abaixo alguns dos principais pontos:

  • Os perfis institucionais mantidos em mídias sociais deverão ser administrados e gerenciados por equipes compostas por militares, servidores efetivos ou empregados públicos;
  • Quando isso não for possível, a equipe poderá ser mista, com a participação de terceirizados ou servidores sem vínculo, desde que sob coordenação e responsabilidade de militar, servidor efetivo ou empregado público;
  • Administradores de perfis deverão criar relatórios mensais sobre a utilização de mídias sociais de sua responsabilidade. Nesse relatório deverão constar:  1. o total de contas criadas e excluídas; 2. o total de seguidores registrados e 3. a quantidade de postagens realizadas e removidas;
  • Também precisarão ser redigidos relatórios sobre com a descrição de incidentes de segurança ocorridos em perfis institucionais em mídias sociais e as medidas de correção adotadas.

Segundo a jornalista Malu Gaspar, o que muda para a regra anterior, de 2012, é que agora há destaque para a participação de militares em trechos que antes eles não apareciam.

Acesse o documento na íntegra do site do JusBrasil.



Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.