Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (04.abr.2022) novas medidas para as eleições de outubro, incluindo uma etiqueta no perfil de candidatos e a criação de uma seção especial para Eleições na aba Explorar.

SOBRE AS ETIQUETAS: candidaturas registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terão etiquetas em suas contas indicando o cargo ao qual a pessoa está concorrendo e o estado em que o cargo será ocupado (se for o caso).

A etiqueta, que não é opcional e nem pode ser removida, aparecerá no perfil e nos tuítes e retuítes feitos pela conta. O Brasil é o segundo país a ganhar esse recurso, depois dos Estados Unidos.

O QUE MAIS?

  • O Twitter anunciou que também implementará uma seção específica para Eleições na aba Explorar com conteúdos da curadoria do Twitter, temas que estejam com forte repercussão e listas de perfis ligados ao tema.
  • Também haverá um recurso de pré-bunks, que são conteúdos que se antecipam ao noticiário, trazendo contexto factual confiável a alegações falsas que costumam circular com mais frequência.

1, 2, 3... VALENDO: Já está em vigor no Brasil a Política de Integridade Cívica, um conjunto especial de regras que visam prevenir o uso do Twitter para interferir em eleições ou outros atos cívicos. Segundo o Twitter, "é uma camada extra de proteção para garantir que o debate público que acontece no Twitter não prejudique que eleitores exerçam seus direitos e responsabilidades".

CONTA MAIS... Com essa política em vigor, o Twitter poderá agir mais efusivamente com relação a contas que atacam a confiança do processo eleitoral.

Segundo a empresa, podem receber ações conteúdos que:

  • almejam "intimidar a participação das pessoas em atos cívicos ou induzi-las ao erro sobre como fazer parte deles;
  • fazem afirmações falsas ou enganosas que prejudiquem a confiança nas eleições;
  • ou que indiquem intencionalmente afiliação falsa ou indevida a candidatos, partidos e outras instituições".

As medidas podem ir desde marcações no tuíte, remoção ou até mesmo suspensão da conta.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Twitter/XEleições 2022
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.