Orlando Silva se irrita com investida da big tech contra PL das Fake News — de novo

Desta vez, anúncio de página inteira foi pago pelo Google.
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O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL 2630/2020, o PL das Fake News, está revoltando com a campanha da big tech contra o projeto — de novo.

QUEM FOI? Neste domingo, o Google emplacou em alguns jornais um anúncio de página inteira dizendo que “O PL 2630 pode obrigar o Google a financiar notícias falsas”, uma referência ao artigo 38, que obriga as plataformas digitais a remunerarem sites jornalísticos pelo uso de seu conteúdo.

PONTO DE DISCÓRDIA. O artigo 38 está longe de ser unanimidade. Entidades setoriais, como a Associação de Jornalismo Digital (Ajor; o Núcleo é associado) também criticaram a nova regra.

REAÇÃO DO DEPUTADO. No Twitter, o deputado compartilhou uma foto do anúncio do Google dizendo que a empresa “gastou os tubos, abusando do poder econômico, para MENTIR sobre o PL das Fake News”. E prosseguiu:

A verdade é que o Google usa conteúdo alheio para enriquecer, não tem ética e nem solidariedade com quem produz informação. Querem ganhar sozinhos. TUBARÕES DA INTERNET!

REPETECO. Não é a primeira vez que Orlando se manifesta contra um desses anúncios de página inteira. No início de março, o deputado criticou um da Meta (ex-Facebook) de tom similar.

E AGORA? O relatório final do PL 2630/2020 foi apresentado na última quinta-feira (31.mar) e deve ser votado no plenário nos próximos dias.

Via @orlandosilva/Twitter.

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