A venda do Twitter ao bilionário Elon Musk provocou um êxodo de usuários preocupados com o futuro da rede para o Mastodon, uma alternativa descentralizada e de código aberto.
O Mastodon se parece com o Twitter, mas é diferente em alguns aspectos principais. Talvez o mais importante dele seja a descentralização. Em vez de um lugar central para se cadastrar, como ocorre no Twitter, no Mastodon existem instâncias, ou servidores diversos, que são independentes, mas que podem se comunicar entre si.
A melhor analogia é o e-mail. Alguém com um e-mail no Gmail pode se comunicar com outra pessoa que usa o Hotmail, ou que tem um servidor/domínio próprio.
Tanto é assim que, no Mastodon, o “nome de usuário” sempre vem acompanhado do endereço da instância. O perfil do Manual do Usuário, por exemplo, é @[email protected].
A escolha da instância é importante por dois motivos:
- Cada instância tem regras próprias de moderação, de aceitação de novos membros e de relacionamento com outras instâncias. Instâncias grandes e genéricas, como a mastodon.social, não diferem muito da experiência do Twitter.
- Ao contrário do e-mail, a instância oferece interação entre seus membros. Numa analogia urbana, é como se a instância fosse um condomínio e todos esses condomínios formassem uma cidade. Existe uma linha do tempo extra, a local, com toots (como são chamados os posts no Mastodon) dos membros da instância. Por isso, é legal participar de uma com que se tenha alguma afinidade — pode ser temática, geográfica ou de idioma.
Abaixo, há uma lista com as instâncias brasileiras ativas e o estado delas no momento:
- bantu.social: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
- colorid.es: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
- masto.donte.com.br: Fechada para novos cadastros.
- mastodon.com.br: Fechada para novos cadastros.
- ursal.zone: Aberta para novos cadastros, sujeito a revisão manual da administração.
Independentemente da instância escolhida, leia as regras dela antes de começar a postar. Pode parecer bobagem, e algo que ninguém faz no Twitter, mas no Mastodon é algo importante e levado a sério pelos administradores das instâncias.
Para entender melhor o funcionamento do Mastodon, leia esta matéria do Manual do Usuário: