O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta terça-feira (07.jun.2022) com o vice-presidente do Telegram, Ilya Perekopsky, e com o representante legal da empresa no Brasil, o advogado, Alan Campos Elias Thomaz, no Palácio do Planalto.
Em post no Instagram, Bolsonaro escreveu que foi "uma ótima conversa sobre a sagrada liberdade de expressão, democracia e cumprimento da Constituição Federal." O encontro não estava previsto na agenda do presidente.
Encontro com TSE. Perekopsky está no Brasil para uma reunião com o Tribunal Superior Eleitoral.
Na terça-feira (06.jun.2022), o vice-presidente do serviço de mensageria e Elias Tomaz se reuniram com o presidente da corte, ministro Edson Fachin, para anunciar "iniciativas inéditas que a plataforma de mensagens instantâneas está desenvolvendo e implementando pela primeira vez no Brasil com vistas ao combate à desinformação nas Eleições Gerais de 2022", segundo informação divulgada pelo TSE.
Entre os recursos anunciados pela empresa, estão:
- monitoramento de conteúdos publicados em grupos;
- postagens identificadas como descontextualizadas ou falsas são marcadas como potencial desinformação em aviso para usuários;
- conteúdo marcado como potencial desinformação é encaminhado para agências de checagens de fatos no Telegram para análise e debunking;
- usuários poderão marcar e denunciar à plataforma materiais potencialmente desinformativos.