O Twitter anunciou nesta quinta-feira (09.jun.2022) a introdução de uma nova e mais aprofundada ferramenta de denúncias, visando coibir conteúdos potencialmente nocivos ou indesejados na plataforma.
O novo "fluxo de denúncias" estava em período de testes desde dezembro com usuários dos Estados Unidos. A ideia, segundo a plataforma, é uma nova abordagem que coloque “pessoas em primeiro lugar”, o que facilitaria a moderação de tuítes.
De acordo com o Twitter, durante esse período, houve um aumento de 50%
no número de formulários enviados que resultaram em ações de moderação pela plataforma.
Como era: Antes, usuários precisavam passar por uma série de menus para descobrir qual (ou quais) regras tinham sido infringidas. Nesse formato, a moderação poderia ser dificultada caso o conteúdo fosse posto em uma categoria errada – seja por erro do usuário ou falta de transparência da plataforma.
O que muda: O novo processo começa pedindo que usuários relatem “o que aconteceu”, podendo adicionar múltiplos tuítes, e oferece ao usuário a possibilidade de “dar mais contexto”. Isso facilita denúncias sobre discurso de ódio ou ataque direcionado.
O processo também sugere que, em caso de emergência imediata, o usuário ligue para as autoridades locais.
“A nova abordagem também permite que o Twitter obtenha mais informações diretamente das pessoas que querem relatar problemas, possibilitando que a plataforma seja mais precisa ao endereçar em escala as preocupações de quem usa o serviço”, disse a empresa por meio de comunicado à imprensa.
Segundo a nota, o novo fluxo de denúncia está disponível para a maior parte dos mercados do Twitter, em diferentes idiomas, no iOS, Android e Twitter.com.