Twitter lança nova ferramenta de denúncias para todos os usuários

Novo fluxo de denúncias que vinha sendo testado nos EUA aumentou em 50% denúncias que levaram a ação da plataforma

O Twitter anunciou nesta quinta-feira (09.jun.2022) a introdução de uma nova e mais aprofundada ferramenta de denúncias, visando coibir conteúdos potencialmente nocivos ou indesejados na plataforma.

O novo "fluxo de denúncias" estava em período de testes desde dezembro com usuários dos Estados Unidos. A ideia, segundo a plataforma, é uma nova abordagem que coloque “pessoas em primeiro lugar”, o que facilitaria a moderação de tuítes.

De acordo com o Twitter, durante esse período, houve um aumento de 50%no número de formulários enviados que resultaram em ações de moderação pela plataforma.

Como era: Antes, usuários precisavam passar por uma série de menus para descobrir qual (ou quais) regras tinham sido infringidas. Nesse formato, a moderação poderia ser dificultada caso o conteúdo fosse posto em uma categoria errada – seja por erro do usuário ou falta de transparência da plataforma.

O que muda: O novo processo começa pedindo que usuários relatem “o que aconteceu”, podendo adicionar múltiplos tuítes, e oferece ao usuário a possibilidade de “dar mais contexto”. Isso facilita denúncias sobre discurso de ódio ou ataque direcionado.

O processo também sugere que, em caso de emergência imediata, o usuário ligue para as autoridades locais.

“A nova abordagem também permite que o Twitter obtenha mais informações diretamente das pessoas que querem relatar problemas, possibilitando que a plataforma seja mais precisa ao endereçar em escala as preocupações de quem usa o serviço”, disse a empresa por meio de comunicado à imprensa.

Segundo a nota, o novo fluxo de denúncia está disponível para a maior parte dos mercados do Twitter, em diferentes idiomas, no iOS, Android e Twitter.com.

Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca