Youtube remove dezenas de vídeos sobre fraude eleitoral

Reportagem do Globo mostra que Youtube escalou ação de remoção de vídeos com alegação de fraude eleitoral entre fim de maio e início de junho


Ao longo dos últimos 10 dias, o Youtube removeu pelo menos 22 vídeos que promoviam desinformação e alegações de fraudes sobre a urna eletrônica e o sistema eleitoral em uma ação de moderação inédita pela plataforma.

A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta quinta-feira (09.jun.2022) e tem como base um monitoramento da Novelo Data.

Mudança nas políticas: É a primeira ação em massa que o Youtube faz desde que entrou em vigor sua nova política para desinformação eleitoral, em março deste ano.  

Um milhão em monetização: O Globo havia identificado em reportagem anterior que quase 2 mil vídeos circulavam na plataforma com inverdades sobre as eleições e somavam 58 milhões de visualizações. Esse conteúdo, segundo cálculo da Novelo e agência Bites, gerou monetização de até R$1 milhão para os canais que produziram o conteúdo.

45 vídeos em 3 meses: Em três meses, o Youtube já removeu 45 vídeos com alegações sobre fraude eleitoral, mas a maior parte das remoções ocorreu após 31.mai. Em 01.jun, foram 11 vídeos.

Texto Laís Martins
Edição Samira Menezes

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!