Facebook vai recomendar mais conteúdo de gente que você não segue — tipo o TikTok

Memorando vazado detalha os planos da Meta para tornar o Facebook interessante outra vez.

Um memorando da Meta vazado revelou a próxima grande mudança prevista para o Facebook. Sem surpresa, a rede social original da empresa ficará mais parecida com o TikTok.

O QUE VAI ROLAR? O memorando, assinado por Tom Alison, responsável pelo Facebook, e divulgado pelo site norte-americano The Verge, prevê que o feed do Facebook passará a mostrar mais conteúdo recomendado de perfis e páginas que o usuário não segue.

Um Facebook com ainda mais recomendações algorítmicas, de gente que você não segue. O que poderia dar errado?

Outra novidade, também inspirada no TikTok, é trazer de volta o Messenger para o aplicativo principal do Facebook. (Há oito anos, numa decisão controversa, a empresa separou as duas áreas em aplicativos distintos.)

O acesso ao Messenger se daria por um botão no canto superior direito da interface.

VAI FUNCIONAR? Depois do vazamento, o The Verge conseguiu bater um papo com Tom.

O executivo justificou as mudanças. Para ele, “estamos descobrindo que as pessoas querem se conectar através do conteúdo”, e que, hoje, conteúdo significa Reels, vídeos curtos e mensagens diretas.

Internamente, porém, o novo direcionamento não é unânime. Há funcionários que acham, de acordo com comentários em sistemas internos da Meta, que a empresa está pegando muito pesado na cópia do TikTok. O risco é de alienar a base de usuários e afastar-se da missão de conectar pessoas.

QUANDO? Nem o memorando, nem Tom especificam quando as mudanças chegarão ao Facebook, mas a julgar pela urgência da Meta em transformar os aplicativos da casa numa tentativa desesperada de conter o avanço do TikTok, não deve demorar muito.

Via The Verge (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!