Facebook vai recomendar mais conteúdo de gente que você não segue — tipo o TikTok

Memorando vazado detalha os planos da Meta para tornar o Facebook interessante outra vez.

Um memorando da Meta vazado revelou a próxima grande mudança prevista para o Facebook. Sem surpresa, a rede social original da empresa ficará mais parecida com o TikTok.

O QUE VAI ROLAR? O memorando, assinado por Tom Alison, responsável pelo Facebook, e divulgado pelo site norte-americano The Verge, prevê que o feed do Facebook passará a mostrar mais conteúdo recomendado de perfis e páginas que o usuário não segue.

Um Facebook com ainda mais recomendações algorítmicas, de gente que você não segue. O que poderia dar errado?

Outra novidade, também inspirada no TikTok, é trazer de volta o Messenger para o aplicativo principal do Facebook. (Há oito anos, numa decisão controversa, a empresa separou as duas áreas em aplicativos distintos.)

O acesso ao Messenger se daria por um botão no canto superior direito da interface.

VAI FUNCIONAR? Depois do vazamento, o The Verge conseguiu bater um papo com Tom.

O executivo justificou as mudanças. Para ele, “estamos descobrindo que as pessoas querem se conectar através do conteúdo”, e que, hoje, conteúdo significa Reels, vídeos curtos e mensagens diretas.

Internamente, porém, o novo direcionamento não é unânime. Há funcionários que acham, de acordo com comentários em sistemas internos da Meta, que a empresa está pegando muito pesado na cópia do TikTok. O risco é de alienar a base de usuários e afastar-se da missão de conectar pessoas.

QUANDO? Nem o memorando, nem Tom especificam quando as mudanças chegarão ao Facebook, mas a julgar pela urgência da Meta em transformar os aplicativos da casa numa tentativa desesperada de conter o avanço do TikTok, não deve demorar muito.

Via The Verge (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.