Um memorando da Meta vazado revelou a próxima grande mudança prevista para o Facebook. Sem surpresa, a rede social original da empresa ficará mais parecida com o TikTok.
O QUE VAI ROLAR? O memorando, assinado por Tom Alison, responsável pelo Facebook, e divulgado pelo site norte-americano The Verge, prevê que o feed do Facebook passará a mostrar mais conteúdo recomendado de perfis e páginas que o usuário não segue.
Um Facebook com ainda mais recomendações algorítmicas, de gente que você não segue. O que poderia dar errado?
Outra novidade, também inspirada no TikTok, é trazer de volta o Messenger para o aplicativo principal do Facebook. (Há oito anos, numa decisão controversa, a empresa separou as duas áreas em aplicativos distintos.)
O acesso ao Messenger se daria por um botão no canto superior direito da interface.
VAI FUNCIONAR? Depois do vazamento, o The Verge conseguiu bater um papo com Tom.
O executivo justificou as mudanças. Para ele, “estamos descobrindo que as pessoas querem se conectar através do conteúdo”, e que, hoje, conteúdo significa Reels, vídeos curtos e mensagens diretas.
Internamente, porém, o novo direcionamento não é unânime. Há funcionários que acham, de acordo com comentários em sistemas internos da Meta, que a empresa está pegando muito pesado na cópia do TikTok. O risco é de alienar a base de usuários e afastar-se da missão de conectar pessoas.
QUANDO? Nem o memorando, nem Tom especificam quando as mudanças chegarão ao Facebook, mas a julgar pela urgência da Meta em transformar os aplicativos da casa numa tentativa desesperada de conter o avanço do TikTok, não deve demorar muito.
Via The Verge (em inglês).