Meta aumenta transparência em anúncios sobre temas políticos
Anúncios sobre temas políticos terão que passar por processo de autorização e conter identificação clara de pagador.
Entrou em vigor nesta quarta-feira (22.jun.2022) uma atualização às políticas da Meta que trarão mais transparência a anúncios sobre temas políticos veiculados nas redes sociais da empresa.
O que muda? Qualquer pessoa ou página que quiser veicular um anúncio sobre temas políticos ou sociais será submetida a um processo de autorização, o que inclui a apresentação de documento com foco, confirmação de residência no país e a exibição do rótulo "Pago por" ou "Propaganda Eleitoral".
Quais anúncios estão incluídos? Segundo a empresa, anúncios sobre temas sociais são os que "buscam influenciar a opinião pública por meio de discussões, debates ou argumentos a favor ou contra temas de interesse comum como Direitos Civis e Sociais, Imigração, Valores Políticos e Governança, Crime, Economia, Segurança e Política Externa, Política Ambiental, Armas, Saúde e Educação."
- Anúncios que não tiverem o rótulo de "Pago Por" ou "Propaganda Eleitoral" estarão sujeitos à remoção da plataforma e serão arquivados por sete anos na Biblioteca de Anúncios.
No início de junho, o Núcleo publicou reportagem sobre anúncios veiculados por um instituto ligado ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que não continham identificação clara sobre o pagador. Após a reportagem, dezenas de anúncios foram removidos pela empresa.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia
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