Vai ter textão no Twitter

Twitter confirma que está testando recurso de publicação de textos longos.

O Twitter começou os testes públicos das Notas, ou em bom português, da publicação de textos longos direto na plataforma.

COMO É? Alguns usuários selecionados já podem publicar textos longos no Twitter, bem maiores que os posts da linha do tempo, limitados a 280 caracteres.

Quem já tem acesso às Notas ganha um novo item no menu lateral. Por ali é possível abrir o editor e começar a escrever — ele lembra bastante o visual do editor do Medium, por exemplo.

Depois de publicado, a Nota aparece como se fosse um link externo na linha do tempo do Twitter, mas ao ser clicada, o texto abre no próprio aplicativo ou site do Twitter. Não é preciso ter conta no Twitter para ler as Notas.

LIMITES? TEMOS. O textão do Twitter tem limites. Segundo a documentação oficial do recurso, títulos podem ter até 100 caracteres e os posts em si, 2.500. (Parece sistema de publicação de jornal velho.)

E, surpresa, é possível editar os textões, o que prova que o Twitter sabe como faz e só não libera a edição de posts convencionais, aqueles de 280 caracteres, porque não quer.

LEGAL, EU QUERO. Se por qualquer motivo você, no Brasil, quiser publicar ou ler Notas no Twitter, tenho más notícias.

O Twitter diz que, no momento, o acesso a elas é possível “na maioria dos países”. Aparentemente, o Brasil ficou de fora. As Notas de exemplo que o Twitter postou não abrem aqui; ao clicar em uma delas na web, o Twitter retorna uma página de erro.

A publicação de Notas está restrita, segundo o The Verge, a alguns usuários dos Canadá, Estados Unidos, Gana e Reino Unido.

VAI COLAR? As Notas são mais uma aposta do Twitter para manter as pessoas dentro dos seus domínios e capitalizar em cima de escritores que já usam a plataforma para publicar conteúdo longo, hoje espalhado em fios, newsletters da Revue (plataforma comprada pelo Twitter) e em outros lugares da web.

O Twitter garante que a ideia não é mudar a natureza célere e de posts curtos da plataforma.

“O objetivo da ferramenta que estamos testando é oferecer uma experiência adicional para escritores no Twitter além dos tuítes [posts de 280 caracteres]”, diz a empresa.

Como todo bom teste, pode ser que as Notas sejam estendidas a todo o mundo, pode ser que elas sejam arquivadas e o Twitter finja que isso nunca existiu. É esperar para ver.

Via @TwitterWrite/Twitter, Twitter, The Verge (todos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!