Ministério da Justiça exige que TikTok remova conteúdos impróprios para menores

TikTok tem até 72 horas para cumprir a determinação, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou na sexta-feira (24.jun) que o TikTok remova conteúdos impróprios para menores de idade da sua plataforma.

COMO É? A determinação, publicada no Diário Oficial da União, obriga o TikTok a remover conteúdos para maiores, como os de uso de drogas, sexualização, jogos de azar e violência.

O TikTok tem 72 horas para atender a determinação, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

DISTINÇÕES. A Senacon distinguiu, na sua ordem, dois tipos de acessos:

  • Irrestrito, sem que seja necessário o login. Neste caso, a determinação é para suspender todos os conteúdos para maiores.
  • Com login, a suspensão é exigida até que o TikTok aprimore seus sistemas, que limitam o acesso de menores de 13 anos e já impõe algumas restrições a usuários menores de 16 anos.

REPERCUSSÃO. Especialistas ouvidos pel'O Globo ressaltaram que a medida parece ter mais caráter simbólico, dada a dificuldade em garantir seu cumprimento e o valor baixo da multa estipulada.

O TikTok, em nota ao jornal carioca, afirmou que já remove conteúdos impróprios, em desacordo com suas diretrizes, que proíbe o cadastro de menores de 13 anos e oferece ferramentas a pais de adolescentes entre 13 e 16 anos.

Via O Globo.

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca