Influenciadores no Instagram estão premiando seguidores para "hackear" algoritmo

Fenômeno foi identificado por pesquisadora da ECA-USP e prêmios vão de mimos a Pix.

O engajamento no Instagram chegou a uma nova fase, em que os seguidores atuam ativamente para ajudar influenciadores a “hackear” o algoritmo da plataforma e ganham prêmios em troca do trabalho voluntário.

A constatação é da Issaaf Karhawi, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em artigo publicado no blog do DigiLabour, o laboratório da Unisinos que estuda as conexões entre mundo do trabalho e tecnologias digitais.

O QUE HOUVE? Issaaf identificou um novo fenômeno no Instagram: influenciadores que convidam seus seguidores a ajudarem na divulgação com a promessa de dar prêmios aos mais engajados.

Os prêmios podem ser um mimo relacionado à área de atuação (uma maquiagem para uma influenciadora de moda e beleza) ou mesmo um valor aleatório transferido via Pix.

A justificativa dos influenciadores que aderiram à prática é que o algoritmo do Instagram joga contra eles. Assim, instigar a base de seguidores para interagir com as publicações é uma forma de burlá-lo, ou “hackear o algoritmo”.

COMO FUNCIONA? Os convites são feitos por stories, um formato fechado a pessoas inscritas na plataforma e mais acessível aos seguidores. Com isso, os influenciadores atingem um público mais fiel e receptivo à ideia.

Esses seguidores curtem, repostam e enviam conteúdo via Direct (mensagem direta). Todas essas ações servem de sinais ao algoritmo do Instagram. Em outras palavras, elas indicam (ainda que artificialmente) que aquele conteúdo sendo compartilhado é digno de ser levado a mais e mais pessoas.

RECOMPENSA. Os influenciadores posicionam as campanhas para angariar ajudantes como uma troca — o prêmio dado ao seguidor mais engajado seria uma retribuição pela “atenção, apoio e gentileza”.

A escolha do agraciado não é aleatória, em sorteio. É alguém que o influenciador escolhe, tendo por critério o engajamento.

Issaaf explica o efeito potente que isso tem no imaginário dos seguidores:

Os seguidores se percebem como “indispensáveis” para a manutenção do trabalho dos influenciadores digitais que resulta no reforço de um senso de comunidade

MOTIVAÇÃO. O que motiva os influenciadores a adotar tal prática é manter seus números altos para se mostrarem atraentes a marcas, que investem neles para divulgar produtos e serviços — os famosos “publis”:

As campanhas de engajamento são desenhadas de acordo com o imaginário algorítmico dos influenciadores digitais. Por testes pessoais dentro da plataforma, por intuição e também por meio de “fofoca algorítmica” (Bishop, 2019), os influenciadores percebem que métricas de alto alcance estão diretamente relacionadas ao engajamento. Assim, o incentivo para que os seguidores interajam é uma forma de manter números elevados que permitam que novos públicos (e marcas) alcancem seu conteúdo.

O artigo de Issaaf Karhawi está disponível no blog do DigiLabour.

Via DigiLabour.

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