Meta deixará de exigir conta no Facebook para serviços da Oculus

A partir de agosto, usuários do Oculus Quest poderão usufruir o serviço sem precisarem de uma conta no Facebook.

Cumprindo promessa feita em 2021, Mark Zuckerberg anunciou em seu perfil no Facebook que, a partir de agosto, não será mais necessário ter uma conta no Facebook para usar os óculos de realidade virtual Quest, da Oculus.

O QUE HOUVE? Até agora, o sistema de autenticação dos serviços online da Oculus, subsidiária da Meta que fabrica equipamentos e oferece serviços de realidade virtual, era uma conta no Facebook.

Em agosto, isso vai mudar: usuários antigos e recém-chegados terão que criar “Contas Meta”, que independem do Facebook — não precisa sequer ter um perfil nessa rede social para criar uma conta Meta.

DETALHES. De acordo com o The Verge, as contas Meta pedirão muitos dados pessoais, como foto, data de nascimento, e-mail, celular e dados do cartão (para comprar aplicativos na Quest Store).

Dentro do ambiente virtual, será possível seguir e ser seguido, numa lógica mais próxima à do Instagram que do Facebook (de contatos mútuos).

Serão oferecidos três níveis de privacidade às contas Meta: aberto a todos, amigos e família e solo.

Será possível definir uma conta Meta como privada, quando novos seguidores precisam ser aprovados. Mesmo essas, porém, aparecerão na pesquisa, com nome e foto.

Outra diferença marcante para o Facebook é que a Meta não fará vista grossa a alguém que crie múltiplas contas Meta, uma estratégia usada para separar as “personas” no digital — uma conta para o trabalho e outra para os amigos gamers, por exemplo.

Ainda será possível conectar contas Meta às do Instagram e Facebook, para habilitar interações sociais nessas redes.

QUAL É O PROBLEMA? A dependência de uma conta no Facebook para usar os serviços da Oculus e seus equipamentos tem o potencial de gerar dores de cabeça.

Uma suspensão ou banimento do Facebook, por exemplo, é estendida à Oculus — se você perder o acesso ao Facebook por qualquer motivo, fica impedido de acessar seu perfil e aplicativos comprados na Oculus.

Sem falar em pessoas interessadas nos headsets da Oculus, tidos como os mais avançados da indústria, mas que não querem se envolver com a rede social Facebook.

Via @mark/Facebook, The Verge (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!