Cumprindo promessa feita em 2021, Mark Zuckerberg anunciou em seu perfil no Facebook que, a partir de agosto, não será mais necessário ter uma conta no Facebook para usar os óculos de realidade virtual Quest, da Oculus.
O QUE HOUVE? Até agora, o sistema de autenticação dos serviços online da Oculus, subsidiária da Meta que fabrica equipamentos e oferece serviços de realidade virtual, era uma conta no Facebook.
Em agosto, isso vai mudar: usuários antigos e recém-chegados terão que criar “Contas Meta”, que independem do Facebook — não precisa sequer ter um perfil nessa rede social para criar uma conta Meta.
DETALHES. De acordo com o The Verge, as contas Meta pedirão muitos dados pessoais, como foto, data de nascimento, e-mail, celular e dados do cartão (para comprar aplicativos na Quest Store).
Dentro do ambiente virtual, será possível seguir e ser seguido, numa lógica mais próxima à do Instagram que do Facebook (de contatos mútuos).
Serão oferecidos três níveis de privacidade às contas Meta: aberto a todos, amigos e família e solo.
Será possível definir uma conta Meta como privada, quando novos seguidores precisam ser aprovados. Mesmo essas, porém, aparecerão na pesquisa, com nome e foto.
Outra diferença marcante para o Facebook é que a Meta não fará vista grossa a alguém que crie múltiplas contas Meta, uma estratégia usada para separar as “personas” no digital — uma conta para o trabalho e outra para os amigos gamers, por exemplo.
Ainda será possível conectar contas Meta às do Instagram e Facebook, para habilitar interações sociais nessas redes.
QUAL É O PROBLEMA? A dependência de uma conta no Facebook para usar os serviços da Oculus e seus equipamentos tem o potencial de gerar dores de cabeça.
Uma suspensão ou banimento do Facebook, por exemplo, é estendida à Oculus — se você perder o acesso ao Facebook por qualquer motivo, fica impedido de acessar seu perfil e aplicativos comprados na Oculus.
Sem falar em pessoas interessadas nos headsets da Oculus, tidos como os mais avançados da indústria, mas que não querem se envolver com a rede social Facebook.
Via @mark/Facebook, The Verge (ambos em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Meta • Facebook • Manual do Usuário