Bolsonaristas apagam tuítes sobre PT e PCC após decisão de Moraes

Mesmo sem terem sido citados em decisão de Moraes, ao menos oito políticos e figuras da extrema-direita apagaram publicações entre segunda e terça-feira

Ao menos oito políticos e figuras da extrema-direita apagaram, entre segunda e terça-feira (19.jul.2022), 11 tuítes que faziam uma falsa associação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT e o Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo levantamento do projeto 7c0.

CONTEXTO: A exclusão vem após a decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes no domingo (17.jul.2022), atendendo a uma ação apresentada pelo PT que determinou a remoção de conteúdos do tipo por dezenas de perfis, páginas e canais. Apenas dois dos políticos que apagaram tuítes tinham sido citados na decisão de Moraes.

Moraes determina remoção de conteúdos falsos sobre Lula e PT
Ministro deferiu pedido do PT para que contas de extrema-direita excluam notícias falsas sobre Lula e fixa multa para descumprimento

Pela decisão, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) teriam de apagar publicações, estando sujeitos a multas caso não o fizessem. Zambelli apagou dois tuítes e Lopes deletou um.

Mas mesmo políticos que não foram citados, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ex-ministro Ricardo Salles e o delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, removeram tuítes que insinuavam uma relação entre o PT e o PCC.

Quem apagou tuítes:

  • Alexandre Ramagem - delegado da Polícia Federal
  • Mario Frias - ex-Secretário Especial de Cultura do governo
  • Ricardo Salles - ex-ministro do Meio Ambiente
  • Eduardo Bolsonaro - deputado federal (PL-SP)
  • Helio Lopes - deputado federal (PL-RJ)
  • Carla Zambelli - deputada federal (PL-SP)
  • Paulo Eduardo Martins - deputado federal (PL-PR)
  • Bia Kicis - deputada federal (PL-DF)

Acesse aqui a tabela com os tweets

BOLSONARO DESAFIA MORAES. Nesta terça-feira (19.jul.2022), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um tuíte que, em termos cifrados, insiste na ligação do PT com o PCC.

Texto Laís Martins
Colaboração Lucas Lago
Edição Julianna Granjeia

Texto alterado às 11h39 de 19.jul.2022 para mudar termo "extrema-direita" no título para "bolsonaristas", a fim de melhor refletir a natureza das pessoas mencionadas, tendo em vista o atual cenário político. O texto permanece igual.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!