Bolsonaristas apagam tuítes sobre PT e PCC após decisão de Moraes

Mesmo sem terem sido citados em decisão de Moraes, ao menos oito políticos e figuras da extrema-direita apagaram publicações entre segunda e terça-feira

Essa reportagem faz parte do nosso programa Amplifica! Use a hashtag no Twitter e participe da conversa. Caso não faça parte, junte-se a nós preenchendo este formulário.
Se você faz parte do programa Amplifica, compartilhe no Twitter usando a hashtag #politicosapagamtweets. Se não, faça seu cadastro aqui para participar da conversa.

Ao menos oito políticos e figuras da extrema-direita apagaram, entre segunda e terça-feira (19.jul.2022), 11 tuítes que faziam uma falsa associação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT e o Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo levantamento do projeto 7c0.

CONTEXTO: A exclusão vem após a decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes no domingo (17.jul.2022), atendendo a uma ação apresentada pelo PT que determinou a remoção de conteúdos do tipo por dezenas de perfis, páginas e canais. Apenas dois dos políticos que apagaram tuítes tinham sido citados na decisão de Moraes.

Moraes determina remoção de conteúdos falsos sobre Lula e PT
Ministro deferiu pedido do PT para que contas de extrema-direita excluam notícias falsas sobre Lula e fixa multa para descumprimento

Pela decisão, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) teriam de apagar publicações, estando sujeitos a multas caso não o fizessem. Zambelli apagou dois tuítes e Lopes deletou um.

Mas mesmo políticos que não foram citados, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o ex-ministro Ricardo Salles e o delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, removeram tuítes que insinuavam uma relação entre o PT e o PCC.

Quem apagou tuítes:

  • Alexandre Ramagem - delegado da Polícia Federal
  • Mario Frias - ex-Secretário Especial de Cultura do governo
  • Ricardo Salles - ex-ministro do Meio Ambiente
  • Eduardo Bolsonaro - deputado federal (PL-SP)
  • Helio Lopes - deputado federal (PL-RJ)
  • Carla Zambelli - deputada federal (PL-SP)
  • Paulo Eduardo Martins - deputado federal (PL-PR)
  • Bia Kicis - deputada federal (PL-DF)

Acesse aqui a tabela com os tweets

BOLSONARO DESAFIA MORAES. Nesta terça-feira (19.jul.2022), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um tuíte que, em termos cifrados, insiste na ligação do PT com o PCC.

Texto Laís Martins
Colaboração Lucas Lago
Edição Julianna Granjeia

Texto alterado às 11h39 de 19.jul.2022 para mudar termo "extrema-direita" no título para "bolsonaristas", a fim de melhor refletir a natureza das pessoas mencionadas, tendo em vista o atual cenário político. O texto permanece igual.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca