Após Moraes determinar remoção de tuítes sobre Lula, PT e PCC, Bolsonaro publica sobre o tema

Usando termos cifrados em tuíte, presidente insiste em falsa associação sobre ex-presidente Lula, partido e facção.

Dois dias após a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a remoção de posts por dezenas de páginas, perfis e canais que faziam uma falsa associação entre o ex-presidente Lula, o PT e o PCC, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um tuíte nesta terça-feira (19.jul.2022) que, em termos cifrados, insiste nessa ligação.

No segundo tuíte, o presidente usa dicas para se referir tanto ao PCC ("grupo praticante de atividades ilícitas coordenadas denominado pela décima sexta e terceira letra do alfabeto") quanto ao ex-presidente Lula e ao PT ("do grupo do animal invertebrado cefalópode pertencente ao filo dos moluscos").

Um levantamento do projeto 7c0 identificou que antes deste tuíte a conta do presidente já havia feito dois posts semelhantes, que foram apagados porque o autor errou a posição da letra P no alfabeto - em vez de 16a, o tuíte dizia 15a letra, como mostra o print abaixo.

Print de um tuíte feito antes e que foi removido

Em sua decisão, Moraes deferiu pedido de liminar do Partido dos Trabalhadores que determinava, além da remoção de publicações existentes, que os perfis se abstivessem de produzir e publicar novos conteúdos sobre o tema.

Ao menos oito políticos e figuras da extrema-direita apagaram, entre segunda e terça-feira (19.jul.2022), 11 tuítes que faziam uma falsa associação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores e o Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo levantamento do projeto 7c0.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia

Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca