Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Dois dias após a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a remoção de posts por dezenas de páginas, perfis e canais que faziam uma falsa associação entre o ex-presidente Lula, o PT e o PCC, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um tuíte nesta terça-feira (19.jul.2022) que, em termos cifrados, insiste nessa ligação.

No segundo tuíte, o presidente usa dicas para se referir tanto ao PCC ("grupo praticante de atividades ilícitas coordenadas denominado pela décima sexta e terceira letra do alfabeto") quanto ao ex-presidente Lula e ao PT ("do grupo do animal invertebrado cefalópode pertencente ao filo dos moluscos").

Um levantamento do projeto 7c0 identificou que antes deste tuíte a conta do presidente já havia feito dois posts semelhantes, que foram apagados porque o autor errou a posição da letra P no alfabeto - em vez de 16a, o tuíte dizia 15a letra, como mostra o print abaixo.

Print de um tuíte feito antes e que foi removido

Em sua decisão, Moraes deferiu pedido de liminar do Partido dos Trabalhadores que determinava, além da remoção de publicações existentes, que os perfis se abstivessem de produzir e publicar novos conteúdos sobre o tema.

Ao menos oito políticos e figuras da extrema-direita apagaram, entre segunda e terça-feira (19.jul.2022), 11 tuítes que faziam uma falsa associação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores e o Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo levantamento do projeto 7c0.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia
Twitter/XEleições 2022
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.