Receba nossas newsletters
É de graça. Só tem coisa fina, você vai curtir!
O YouTube derrubou na segunda-feira (18.jul.2022) uma live de julho de 2021 – que já havia sido denunciada – em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) com desinformação e alegações de fraudes sobre a urna eletrônica e o sistema eleitoral.
A informação foi primeiramente divulgada nesta terça-feira (19.jul.2022) pela Folha de S. Paulo.
MENTIRAS REPETIDAS. O conteúdo da live derrubada embasou parte da apresentação feita para dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada ontem (18.jul), quando repetiu teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas e promoveu novas ameaças golpistas e ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Ainda de acordo com a Folha, o YouTube também avalia se vai manter no ar a transmissão do evento desta segunda. O jornal também identificou mais três cópias da transmissão derrubada, uma na TVBrasilGov, com 1,8 milhão de visualizações, outra na TVPajeu e outra na Jovem Pan, com quase 303 mil visualizações.
DIRETRIZES. Em março, o YouTube atualizou suas diretrizes de comunidade referentes às eleições brasileiras.
Além de regras que já existiam, como a proibição de certos conteúdos que desinformam — dia e horário de votar errados, quem pode e que não pode candidatar-se etc. —, a plataforma de vídeos do Google anunciou algumas mudanças, entre elas a remoção de conteúdos que contenham alegações falsas de fraudes, erros ou problemas técnicos sobre a eleição de 2018.