Facebook dividirá receita de músicas com “criadores”

Criadores receberão 20% da receita com anúncio em vídeos que usam músicas protegidas por direitos autorais.

Quem já ousou colocar uma música comercial em um vídeo e subi-lo no YouTube sabe: a plataforma detecta isso com facilidade e redireciona toda a receita gerada com anúncios ao(à) detentor(a) dos direitos da canção.

Agora, isso vai mudar para criadores de conteúdo que sobem vídeos no Facebook.

O QUE HOUVE? Nesta segunda (25.jul), a Meta, dona do Facebook, anunciou o Compartilhamento de Receita de Música. (Pontos positivos pelo nome bem descritivo!)

Nesse arranjo, criadores elegíveis receberão 20% da receita gerada por anúncios “in-stream” em seus vídeos. O restante do dinheiro é dividido entre os artistas detentores dos direitos autorais e a Meta.

O QUE MAIS? Há detalhes importantes no novo programa.

Primeiro, não é toda música que é elegível para o compartilhamento de receita. As que fazem parte do programa estão disponíveis numa biblioteca de músicas licenciadas dentro do Creator Studio.

Alguns nomes destacados pela Meta são Post Malone, Tove Lo, Grupo La Cumbia, Leah Kate e Bicep.

Além disso, não é todo criador que pode entrar na dança. É preciso ser elegível para os anúncios “in-stream” e aderente aos padrões de monetização.

Por fim, os vídeos em si também precisam ter algumas características:

  • Ter pelo menos 60 segundos e ser enviado a uma página no Facebook.
  • Ter um componente visual, ou seja, a música licenciada não pode ser o assunto ou a única coisa que aparece no vídeo.

ONDE E QUANDO. O Compartilhamento de Receita de Música está sendo liberado a criadores do mundo inteiro, mas neste primeiro momento a monetização só incidirá em anúncios “in-stream” exibidos nos Estados Unidos.

A Meta promete expandir isso ao resto do mundo nos próximos meses, onde as músicas forem sendo disponibilizadas.

Via Meta, TechCrunch (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

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