Facebook anuncia novo feed inspirado no TikTok

O antigo feed, com conteúdos de amigos e páginas, foi deslocado para uma aba secundária.

Imagine o tamanho da inveja que Mark Zuckerberg deve sentir do TikTok. Nesta quinta (21), o Facebook, a rede original da Meta, alterou de modo profundo o funcionamento do feed e jogou amigos e páginas para escanteio.

O QUE HOUVE? Aquele feed que todos conhecíamos do Facebook, com conteúdo de amigos e páginas, não é mais o que os usuários veem ao abrir o aplicativo. Ele foi movido para uma aba secundária, batizada de “Feeds”.

Dentro dela, existem sub-abas que filtram por conteúdos de amigos, páginas, grupos ou tudo junto.

No lugar de destaque do feed, o Facebook agora exibe a aba “Página Inicial”. Segundo o Facebook, ali “você pode acessar facilmente os Reels e Stories e obter recomendações personalizadas”.

A plataforma explica que a “Página Inicial” é organizada automaticamente usando um “sistema de classificação de aprendizado de máquina”, ou seja, tipo o TikTok.

COMO ASSIM? Esta mudança aumenta o peso da recomendação de conteúdo por algoritmo. Em outras palavras, conteúdo viral de pessoas e páginas que o usuário não tem contato/não segue.

Algo similar ocorre no Instagram também. Por lá, a Meta (dona das duas redes sociais) adotou outra estratégia para lidar com os insatisfeitos: trouxe de volta a linha do tempo cronológica.

Como ver o feed do Instagram em ordem cronológica
Sim, existe um jeito de fazer isso, mas é bem escondidinho.

Via Facebook.

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca