Imagine o tamanho da inveja que Mark Zuckerberg deve sentir do TikTok. Nesta quinta (21), o Facebook, a rede original da Meta, alterou de modo profundo o funcionamento do feed e jogou amigos e páginas para escanteio.
O QUE HOUVE? Aquele feed que todos conhecíamos do Facebook, com conteúdo de amigos e páginas, não é mais o que os usuários veem ao abrir o aplicativo. Ele foi movido para uma aba secundária, batizada de “Feeds”.
Dentro dela, existem sub-abas que filtram por conteúdos de amigos, páginas, grupos ou tudo junto.
No lugar de destaque do feed, o Facebook agora exibe a aba “Página Inicial”. Segundo o Facebook, ali “você pode acessar facilmente os Reels e Stories e obter recomendações personalizadas”.
A plataforma explica que a “Página Inicial” é organizada automaticamente usando um “sistema de classificação de aprendizado de máquina”, ou seja, tipo o TikTok.
COMO ASSIM? Esta mudança aumenta o peso da recomendação de conteúdo por algoritmo. Em outras palavras, conteúdo viral de pessoas e páginas que o usuário não tem contato/não segue.
Algo similar ocorre no Instagram também. Por lá, a Meta (dona das duas redes sociais) adotou outra estratégia para lidar com os insatisfeitos: trouxe de volta a linha do tempo cronológica.
Via Facebook.