Como se diz no jornalismo, o Google “enterrou o lide” ao anunciar o novo adiamento do fim dos cookies de terceiros no Chrome, navegador web mais popular do mundo.
O QUE HOUVE? Oficialmente, o Google “estendeu o prazo de testes do Privacy Sandbox” — é o que diz o título do anúncio.
Na prática, a empresa adiou novamente o fim dos cookies de terceiros no Chrome, um recurso largamente usado pela indústria da publicidade para monitorar o comportamento do usuário e formar perfis de consumo para direcionar publicidade.
E AGORA? No novo cronograma, os cookies de terceiros serão proibidos no Chrome somente em 2024.
A princípio, isso aconteceria agora, em 2022. Em junho de 2021, o prazo foi estendido para 2023 e, agora, estendido de novo.
O Google explica que usará o resto de 2022 e todo o ano de 2023 para intensificar os testes do Privacy Sandbox, o aparato que substituirá os cookies de terceiros na segmentação de anúncios.
O adiamento é uma resposta ao “pedido mais consistente” que o Google tem recebido da indústria.
O FUTURO É AGORA. O Google, vale lembrar, é uma empresa de publicidade, por isso não é de estranhar a demora na retirada de um recurso vital para essa indústria do seu navegador, o Chrome.
Felizmente, não é preciso esperar: praticamente todos os rivais do Chrome — Firefox, Safari, Edge — já desativaram o suporte a cookies de terceiros por padrão, garantindo mais privacidade a seus usuários e não têm planos de incluir uma tecnologia invasiva no lugar deles.
Os três navegadores são gratuitos e funcionam tão bem quanto o Chrome.
Via Google, 9to5Google (ambos em inglês).