Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O aplicativo do Discord para Android passou por uma grande atualização na segunda-feira (1.ago). Até aí, tudo bem. O problema é que os usuários detestaram a nova versão.

O QUE HOUVE? Em termos técnicos, o Discord para Android passou a ser desenvolvido em React Native, um framework para desenvolver aplicativos multiplataforma criado pela Meta (sim, a do Facebook e Instagram).

A ideia desses frameworks multiplataforma é otimizar o trabalho. Em vez de criar dois apps, um para Android, outro para iOS, com eles é possível escrever apenas um código e, com modificações mínimas, compilar aplicativos para dois ou mais sistemas.

O aplicativo do Discord para iOS já era feito em React Native. O do Android, com ferramentas nativas, usadas para criar apps somente para Android. Isso tornava o desenvolvimento do app para iOS mais ágil e gerava retrabalho — tudo o que era feito em um não podia ser reaproveitado no outro.

A adoção do React Native resolve esse problema dos engenheiros e programadores, mas cria outro para os usuários: o novo aplicativo parece bem pior.

Sinta o carinho da torcida (em inglês):

E AGORA? Quando algo assim acontece, é raríssimo que a empresa volte atrás — há muito investimento de tempo e trabalho nessas transições.

No comunicado oficial, que o Discord intitulou “uma empolgante atualização para o Discord no Android”, a empresa afirma que “continuará trabalhando para tornar o app do Android o melhor que ele pode ser”.

Prevejo muito trabalho pela frente.

Via Discord, @sandofsky/Twitter (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Manual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.