Pavel Durov, fundador e CEO do Telegram, está na bronca com a Apple devido ao processo de revisão de aplicativos submetidos à App Store.
O QUE HOUVE? Em uma atualização em seu canal no Telegram, Durov queixou-se da demora no processo.
“Nossa próxima atualização está presa na análise da Apple há duas semanas, sem qualquer explicação ou retorno da Apple.”
E não é qualquer atualização: ainda segundo o executivo, ela “vai revolucionar a maneira como as pessoas se expressam em aplicativos de mensagens”. Então tá.
O QUE MAIS? A bronca de Durov se alinha a críticas de outros players da indústria, como Spotify e EPIC Games (do game Fortnite).
“Se o Telegram, um dos dez aplicativos mais populares do mundo, está recebendo este tratamento, imagine as dificuldades enfrentadas por desenvolvedores de aplicativos menores”, prossegue. “É desanimador: isso causa prejuízos a centenas de milhares de aplicativos de celular no mundo inteiro.”
Para Durov, o problema da centralização das lojas de aplicativos para celulares vai além da taxa de 30% que Apple e Google cobram — e que tem sido questionada em diversos países.
“Os reguladores na União Europeia e em outros lugares estão, lentamente, começando a olhar para essas práticas abusivas. Mas o dano econômico que já foi infligido pela Apple na indústria de tecnologia não pode ser desfeito.”
Via @durov/Telegram (em inglês).