TikTok proíbe vídeos pagos sobre política nos Estados Unidos

Às vésperas das eleições de meio de mandato nos EUA, aplicativo que se tornou um problema grande em termos de desinformação política divulga nova regra.

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (17.ago.22) que está proibindo vídeos políticos pagos nos Estados Unidos e que irá remover qualquer conteúdo político patrocinado de sua plataforma.

A informação foi divulgada pela Bloomberg.

O QUE HOUVE? Uma reportagem do New York Times publicada no domingo (14.ago) mostrou que o TikTok está se tornando um problema tão grande quanto Facebook e Twitter em termos de desinformação política. Os Estados Unidos terão eleições de meio de mandato em novembro.

Segundo a reportagem, as mesmas características que fazem do TikTok um sucesso – alcance gigantesco, duração curta de vídeos e algoritmo poderoso –, também tornam mais difícil de conter alegações imprecisas, incluindo fraude eleitoral na votação.

PROVIDÊNCIAS. O comunicado da plataforma, assinado pelo chefe de segurança do TikTok nos EUA, Eric Han, diz que as publicações que violarem as regras do aplicativo terão o alcance reduzido até que o vídeo seja avaliado por profissionais do TikTok. Os usuários que tentarem compartilhar esses posts receberão um aviso informando que o conteúdo pode conter informações não verificadas.

Nos EUA, desinformação eleitoral bomba no TikTok
Reportagem do NYT mostra que conteúdo em áudio e vídeo dificulta contenção de desinformação em vários países.

Publicações com conteúdos relacionados às eleições terão a hashtag #elections2022 adicionada. A hashtag também deve ser incluída em posts de autoridades do governo, políticos ou partidos cujo conteúdo tenha relação com o pleito.

A empresa também informou que está trabalhando com agências de checagem - PolitiFact, Science Feedback e Lead Stories - para ajudar a identificar palavras-chave, áudios e outros sinais sobre eleições e desinformação que necessitem de moderação.

Reportagem Julianna Granjeia
Edição Jade Drummond

Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca