Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O CGI.br divulgou, na terça-feira (16.ago.22), a edição 2021 da TIC Kids Online Brasil, que faz um raio-x do modo como crianças e adolescentes brasileiros (9 a 17 anos) usam a internet.

DESTAQUES. No comunicado à imprensa, o CGI.br destacou alguns achados:

  • 78% das crianças e adolescentes conectados têm perfil em pelo menos uma rede social.
  • Pela primeira vez o TikTok foi considerado na consulta — e 58% dos entrevistados disseram estar na rede da ByteDance.
  • O Instagram ainda lidera, mas a diferença é pequena: é usado por 62% dos entrevistados. Em 2018, o Instagram era usado por 45%.
  • Facebook está em queda livre: a posse de perfis caiu de 66% para 51%, e a relevância entre aqueles que estão na rede da Meta junto aos menores de idade despencou de 41% para 11%.
  • Por outro lado, o WhatsApp reina: 80% dos entrevistados conectados usam o aplicativo de mensagens da Meta, que lidera o ranking em todos os estratos sociais.

ATENÇÃO

**A maioria das redes sociais comerciais proíbe o ingresso de menores de 13 anos.


ONLINE. Ao todo, 22,3 milhões de crianças e adolescentes estão conectados no Brasil, o que representa 93% do total.

O crescimento em relação a 2019, quando o índice era de 89%, foi impulsionado principalmente pelo aumento na proporção de usuários na região Nordeste (de 79% para 92%) e nas áreas rurais (de 75% para 90%).

A pesquisa ouviu 2.651 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, assim como seus pais ou responsáveis, entre outubro de 2021 e março de 2022.

O QUE MAIS? Há outros recortes e consultas interessantes, como atividades online, distribuição por faixa de renda e região. Todos os dados, em diversos formatos, podem ser acessados nesta página.

Via Cetic.br.

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Manual do UsuárioInstagramTikTokWhatsAppFacebook
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.