InternetLab lança ferramenta sobre termos de usos das plataformas digitais

Observatório reúne políticas, regras, termos de uso e moderação sobre conteúdo eleitoral.

O InternetLab lançou nesta sexta-feira (19.ago.22) o achearegra, uma ferramenta que reúne os termos de usos das plataformas digitais, incluindo os procedimentos gerais de moderação de conteúdo relativos às eleições de 2022. O observatório tem parceria do projeto Desinformante.

O achearegra organiza políticas, regras, termos de uso, compromissos públicos e procedimentos de moderação em uma única base de dados, com o objetivo de facilitar o acesso a pesquisadores, jornalistas e à sociedade civil organizada em torno dos direitos digitais.

A ferramenta agrupa doze categorias temáticas em quatro conjuntos: denúncias, regras de comportamento e conteúdo, procedimentos gerais de punição de usuários e compromissos públicos da plataforma selecionada.

O site disponibiliza os termos de uso de nove plataformas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), TikTok, Twitter, YouTube, Kwai, LinkedIn e Telegram.

POR QUÊ? Segundo o InternetLab, um observatório sobre termos de uso de plataformas é necessário, uma vez que “as regras sobre conteúdos definidas por essas plataformas e seus processos de moderação são elementos centrais e estratégicos para a regulação da comunicação online”.

O observatório planeja expandir sua base de dados para incluir diretrizes internas para além do conteúdo eleitoral ao longo dos próximos meses.

Reportagem Sofia Schurig
Edição Julianna Granjeia

Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca