Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O InternetLab lançou nesta sexta-feira (19.ago.22) o achearegra, uma ferramenta que reúne os termos de usos das plataformas digitais, incluindo os procedimentos gerais de moderação de conteúdo relativos às eleições de 2022. O observatório tem parceria do projeto Desinformante.

O achearegra organiza políticas, regras, termos de uso, compromissos públicos e procedimentos de moderação em uma única base de dados, com o objetivo de facilitar o acesso a pesquisadores, jornalistas e à sociedade civil organizada em torno dos direitos digitais.

A ferramenta agrupa doze categorias temáticas em quatro conjuntos: denúncias, regras de comportamento e conteúdo, procedimentos gerais de punição de usuários e compromissos públicos da plataforma selecionada.

O site disponibiliza os termos de uso de nove plataformas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), TikTok, Twitter, YouTube, Kwai, LinkedIn e Telegram.

POR QUÊ? Segundo o InternetLab, um observatório sobre termos de uso de plataformas é necessário, uma vez que “as regras sobre conteúdos definidas por essas plataformas e seus processos de moderação são elementos centrais e estratégicos para a regulação da comunicação online”.

O observatório planeja expandir sua base de dados para incluir diretrizes internas para além do conteúdo eleitoral ao longo dos próximos meses.

Reportagem Sofia Schurig
Edição Julianna Granjeia
MetaFacebookInstagramWhatsAppTikTokTwitter/XYouTubeKwaiLinkedInTelegramEleições 2022
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.