Os gastos de candidatos com impulsionamento de conteúdo nas grandes plataformas sociais entre 4.ago e 8.set já estão próximos de R$30 milhões. Só o Facebook abocanha pelo menos dois a cada três reais gastos com esse tipo de promoção eleitoral.

De acordo com dados do TSE analisados pelo Núcleo no Observatório de Impulsionamento Eleitoral, despesas de candidatos que incluem Facebook na descrição ou como fornecedor já somam R$19 milhões na campanha – 65% do total.

OS DADOS. O volume pode ser ainda maior, considerando que muitos gastos registrados no TSE não descrevem a plataforma na qual o impulsionamento foi feito, o que impossibilita averiguar a rede que recebeu os recursos.

OUTRAS PLATAFORMAS.

  • Gastos com Google na descrição já somam R$4,3 milhões
  • Gastos com YouTube somam R$650 mil
  • Gastos com Instagram somam R$261 mil (Instagram e Facebook pertencem à mesma empresa, a Meta)
  • Gastos com a ByteDance, dona do TikTok, totalizam apenas R$5.9 mil

Ao todo, 2.038 candidatos impulsionaram conteúdo, apenas 7% dentre os 28 mil candidatos nessas eleições.

Twitter, rede muito utilizada por políticos, não permite impulsionamento de conteúdo eleitoral.

Texto Sérgio Spagnuolo
Eleições 2022FacebookMetaYouTubeByteDanceGoogleTwitter/X
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