Campanha de Lula pede que TSE questione YouTube sobre Jovem Pan

Em ação, coligação alega que Youtube está descumprindo memorando de entendimento assinado junto ao TSE

A campanha do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta quarta-feira (14.set.2022) ação no Tribunal Superior Eleitoral solicitando que a corte peça esclarecimentos ao Google sobre o alegado privilégio dado pelo YouTube a vídeos da Jovem Pan na plataforma.

A ação baseia-se em estudo da NetLab UFRJ divulgado pela Folha de S. Paulo na terça-feira (13.set.2022), que identificou um privilégio dado a conteúdos pró-Bolsonaro da Jovem Pan na recomendação de vídeos a usuários novos no YouTube.

"A Rede Jovem Pan, por sua vez, tem evidente tendência ideológica, sendo feroz crítica dos candidatos pela Coligação Brasil da Esperança e complacente com o sr. Jair Bolsonaro, que contava inclusive com a 'parceria' da rede de comunicação para retransmitir suas 'lives' semanais", diz a ação.

DESCUMPRIMENTO. A campanha de Lula e a Coligação Brasil da Esperança alegam no documento que os fatos trazidos à tona no estudo indicam que o YouTube não estaria cumprindo com o Memorando de Entendimento assinado junto ao TSE, pois falha em "conceder acesso aos seus usuários a um contexto amplo de informações de fontes confiáveis".  

A ação propõe que o "Tribunal Superior Eleitoral solicite da Google Brasil esclarecimentos sobre o cumprimento do Memorando de Entendimento assinado por ambas as partes e, sobretudo, quais serão as medidas adotadas para fazer cessar a irregularidade assinalada pelo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro acima mencionado".

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!