A 15 dias do primeiro turno das eleições de 2022, os candidatos já gastaram R$111,245 milhões
com impulsionamento de conteúdo em grandes plataformas de tecnologia, principalmente Google e Facebook/Instagram.
Os dados são do TSE, compilados para análise do Observatório de Impulsionamento Eleitoral, projeto do Núcleo.
Os dez candidatos que mais impulsionaram conteúdo nas redes sociais são:
1) Simone Tebet (MDB) - R$2,78 milhões
- Candidata à Presidência
2) Lula (PT) - R$2,28 milhões
- Candidato à Presidência
3) Roberto Cláudio (PDT) - R$1,9 milhão
- Candidato ao Governo do CE
4) Elmano de Freitas (PT) - R$1,3 milhão
- Candidato ao Governo do CE
5) Ciro Gomes (PDT) - R$1,26 milhão
- Candidato à Presidência
6) Alexandre Silveira (PSD) - R$936 mil
- Candidato ao Senado por MG
7) Alessandro Sousa da Silva (PROS) - R$ 780 mil
- Candidato a deputado federal por SP
8) Raquel Lyra (PSDB) - R$669 mil
- Candidata ao Governo do PE
9) André de Paula (PSD) - R$653 mil
- Candidato ao Senado por PE
10) Marcos Rocha (União Brasil) - R$572 mil
- Candidato ao Governo de RO
Foram registradas pelo menos 15.495
despesas com esses impulsionamentos por 5.995
candidatos, com um valor médio de R$7.179
por transação.
O partido que mais gastou até agora foi o União Brasil, com R$13,2 milhões, seguido pelo partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL, com R$12 milhões, e pelo PT, de Lula, com R$ 11,7 milhões.