YouTube tem semana de ataques à imprensa

Nosso robozinho BotPonto identificou vídeos virais com ataques à cobertura da imprensa sobre o 7.set.

Na última semana, vídeos de ataques à imprensa no Youtube viralizaram, com acusações de cobertura “injusta” do 7.set, ou uma suposta manipulação das pesquisas eleitorais.

Os dados são do BotPonto, robô do Núcleo que monitora transcrições de vídeos no YouTube em busca de termos com potencial desinformativo, entre 7 e 14 de setembro. É possível conferir o painel com as informações aqui.

VIRALIZOU. Durante o período analisado, o BotPonto identificou que o terceiro e o quarto vídeo mais virais entre os canais monitorados são ataques à imprensa.

O terceiro vídeo mais viral, do canal do influenciador bolsonarista Gustavo Gayer, diz que jornalistas estavam “em choque” com as manifestações de 7.set. A publicação coloca, inclusive, uma imagem da jornalista Vera Magalhães na capa, que está sofrendo ataques de grupos bolsonaristas nos últimos dias.

Já o quarto vídeo, também do canal de Gayer, diz que o presidente Bolsonaro “fez a imprensa chorar” após o feriado de 7.set.

Reportagem Sofia Schurig
Edição Julianna Granjeia


Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca