Twitch vai passar menos grana para streamers que recebem de assinaturas

Acordos especiais, que garantiam 70% das assinaturas aos streamers, terão um novo teto e cairão para 50% a partir de junho de 2023

A Twitch, plataforma de streaming da Amazon, anunciou mudanças nos acordos de divisão de receita gerada por assinaturas.

O QUE HOUVE? A Twitch divide com os streamers os valores que esses conseguem quando suas audiências assinam seus canais. Por padrão, a divisão é de 50/50, ou seja, metade para cada parte.

No passado, a Twitch firmou alguns acordos especiais com streamers mais badalados, oferecendo a eles 70% da receita com assinaturas.

O novo modelo, que entra em vigor para renovações de contrato firmadas a partir de junho de 2023, introduz um teto a esses acordos mais vantajosos aos streamers.

Nos novos termos, a divisão 70/30 só vale para os primeiros US$ 100 mil faturados. A partir desse ponto, a divisão cai para 50/50.

O QUE MAIS? A Twitch diz que 90% dos streamers já estão no modelo de contrato novo, de 50/50.

Aos streamers que serão afetados, a Twitch oferece como alternativa para compensar a perda de receita o seu programa de publicidade, que repassa 55% da receita ao parceiro.

A VOZ DO POVO. Um detalhe curioso no comunicado assinado por Dan Clancy, presidente da Twitch, é a menção a um fórum de pedidos para os streamers onde 22 mil deles pediram para que o modelo de divisão 70/30 virasse padrão. Essa galera foi solenemente ignorada.

Outra curiosidade: um dos motivos da decisão de repassar menos grana aos streamers seria o custo de operação, ou seja, os gastos gerados pelo uso dos serviços da Amazon Web Services. Será que o fato da Twitch ser uma empresa da Amazon não interfere em nada nisso?

Via Twitch (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário


Faça parte da conversa

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca