Novo app alternativo promete a experiência original do Instagram

Parece um sonho, não? O uso do The OG App traz alguns riscos, porém.

Reels, anúncios, posts de perfis que a gente não segue… O Instagram é uma bagunça. Um novo aplicativo, chamado The OG App, promete uma experiência mais calma na rede social da Meta.

COMO ASSIM? Criado por dois desenvolvedores, Ansh Nanda e Hardik Patil, o The OG App lembra muito o Instagram de alguns anos atrás.

Além da experiência mais simples, sem conteúdo recomendado por algoritmo nem anúncios, o The OG App permite criar feeds alternativos de contas que você não segue — uma boa ideia para saber as novidades dos restaurantes da região, por exemplo.

O aplicativo é gratuito e, prometem os desenvolvedores, jamais será cobrado.

PORÉM… Embora use APIs oficiais do Instagram, o The OG App funciona meio na base da gambiarra, o que pode ensejar problemas.

A autenticação, por exemplo, usa métodos pouco ortodoxos que envolvem o login em regiões remotas usando sistemas Android, que os desenvolvedores destrincharam com engenharia reversa para fazer funcionar o The OG App.

Eles publicaram um fio no Twitter explicando alguns detalhes da gambiarra.

Por isso, usar o The OG App não é algo livre de riscos. Os sistemas do Instagram podem detectar comportamentos atípicos na sua conta e bloquear o acesso. Isso já aconteceu.

Vale lembrar, ainda, que outro aplicativo do tipo, o Barinsta (somente para Android), também sofria dos mesmos problemas e, pior, o desenvolvedor recebeu uma notificação extrajudicial da Meta exigindo o encerramento do aplicativo.

COMO FAZ? O The OG App tem versões para Android e iOS. No Brasil, apenas o aplicativo para Android aparece disponível.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!