Reels, anúncios, posts de perfis que a gente não segue… O Instagram é uma bagunça. Um novo aplicativo, chamado The OG App, promete uma experiência mais calma na rede social da Meta.
COMO ASSIM? Criado por dois desenvolvedores, Ansh Nanda e Hardik Patil, o The OG App lembra muito o Instagram de alguns anos atrás.
Além da experiência mais simples, sem conteúdo recomendado por algoritmo nem anúncios, o The OG App permite criar feeds alternativos de contas que você não segue — uma boa ideia para saber as novidades dos restaurantes da região, por exemplo.
O aplicativo é gratuito e, prometem os desenvolvedores, jamais será cobrado.
PORÉM… Embora use APIs oficiais do Instagram, o The OG App funciona meio na base da gambiarra, o que pode ensejar problemas.
A autenticação, por exemplo, usa métodos pouco ortodoxos que envolvem o login em regiões remotas usando sistemas Android, que os desenvolvedores destrincharam com engenharia reversa para fazer funcionar o The OG App.
Eles publicaram um fio no Twitter explicando alguns detalhes da gambiarra.
Por isso, usar o The OG App não é algo livre de riscos. Os sistemas do Instagram podem detectar comportamentos atípicos na sua conta e bloquear o acesso. Isso já aconteceu.
Vale lembrar, ainda, que outro aplicativo do tipo, o Barinsta (somente para Android), também sofria dos mesmos problemas e, pior, o desenvolvedor recebeu uma notificação extrajudicial da Meta exigindo o encerramento do aplicativo.
COMO FAZ? O The OG App tem versões para Android e iOS. No Brasil, apenas o aplicativo para Android aparece disponível.