+400 apps estavam roubando senhas do Facebook

Meta notificará pelo menos 1 milhão de usuários afetados. Apple e Google removeram aplicativos maliciosos de suas lojas.

Em um relatório divulgado nesta sexta (7.out), a equipe de segurança da Meta revelou a existência de mais de 400 aplicativos criados para capturar senhas de login do Facebook.

O QUE HOUVE? Os aplicativos maliciosos estavam disponíveis nas lojas da Apple e do Google. Ao baixá-los e se autenticarem via Facebook, as vítimas enviavam os dados de login da sua conta aos criminosos por trás dos aplicativos.

Segundo a Meta, foram identificados 355 aplicativos para Android e 47 para iOS. Eram aplicativos de vários tipos, mas principalmente de edição de imagens — 42,6% do total.

A Meta divulgou imagens de alguns desses aplicativos. Aparentemente, eles pedem login no Facebook para liberarem quaisquer funcionalidades, o que, segundo a empresa, é um sinal de que tem algo errado.

Dois prints de aplicativos, um de música, outro de um jogo de vestir roupinhas de boneca, exigindo login no Facebook para serem abertos.
Imagem: Meta/Divulgação.

IMPACTO. Como é um ataque local, ou seja, no próprio dispositivo da vítima, os pesquisadores da Meta dizem que é impossível saber quantas pessoas foram afetadas.

Apesar disso, eles conseguiram identificar pelo menos 1 milhão de usuários afetados. “Com cuidado”, segundo David Agranovich, diretor responsável por ameaças de segurança na Meta, a empresa notificará esses usuários afetados.

O QUE MAIS? A Axios, publicação norte-americano, questionou Apple e Google a respeito desta história. As duas empresas disseram que excluíram os aplicativos maliciosos de suas lojas.

Via Meta, Axios (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!