+400 apps estavam roubando senhas do Facebook

Meta notificará pelo menos 1 milhão de usuários afetados. Apple e Google removeram aplicativos maliciosos de suas lojas.

Em um relatório divulgado nesta sexta (7.out), a equipe de segurança da Meta revelou a existência de mais de 400 aplicativos criados para capturar senhas de login do Facebook.

O QUE HOUVE? Os aplicativos maliciosos estavam disponíveis nas lojas da Apple e do Google. Ao baixá-los e se autenticarem via Facebook, as vítimas enviavam os dados de login da sua conta aos criminosos por trás dos aplicativos.

Segundo a Meta, foram identificados 355 aplicativos para Android e 47 para iOS. Eram aplicativos de vários tipos, mas principalmente de edição de imagens — 42,6% do total.

A Meta divulgou imagens de alguns desses aplicativos. Aparentemente, eles pedem login no Facebook para liberarem quaisquer funcionalidades, o que, segundo a empresa, é um sinal de que tem algo errado.

Dois prints de aplicativos, um de música, outro de um jogo de vestir roupinhas de boneca, exigindo login no Facebook para serem abertos.
Imagem: Meta/Divulgação.

IMPACTO. Como é um ataque local, ou seja, no próprio dispositivo da vítima, os pesquisadores da Meta dizem que é impossível saber quantas pessoas foram afetadas.

Apesar disso, eles conseguiram identificar pelo menos 1 milhão de usuários afetados. “Com cuidado”, segundo David Agranovich, diretor responsável por ameaças de segurança na Meta, a empresa notificará esses usuários afetados.

O QUE MAIS? A Axios, publicação norte-americano, questionou Apple e Google a respeito desta história. As duas empresas disseram que excluíram os aplicativos maliciosos de suas lojas.

Via Meta, Axios (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca