O YouTube disparou e-mails nesta segunda (10.out) avisando donos de canais de que até 14.nov todos passarão a ter um identificador — um @nome
, como acontece em outras redes sociais.
O QUE HOUVE? Em seu blog oficial, o YouTube explica que os identificadores são “uma nova maneira para as pessoas encontrarem facilmente e interagirem com criadores e entre si no YouTube”.
CRONOGRAMA. Em novembro, o YouTube começará a notificar donos de canais para que adotem ou alterem o identificador.
A URL personalizada dos canais já elegíveis será convertida em identificador, mas o dono do canal terá a opção, quando receber a notificação do YouTube, de modificá-lo.
Em outra frente para evitar confusões, o YouTube está reservando identificadores de canais grandes. O objetivo, porém, é que todos os canais adotem identificadores, mesmo aqueles que não são elegíveis para a URL personalizada.
Quem não informar o identificador até 14 de novembro terá um automático concedido pelo YouTube.
CONTEXTO. Os identificadores aparecerão em várias partes da experiência no YouTube, das páginas de canais aos comentários.
O recurso existe desde o início no Instagram e no TikTok, e talvez não seja coincidência sua aparição no YouTube agora, com a plataforma disputando mercado com essas duas via Shorts, seu formato de vídeos curtos.
Via YouTube (em inglês).