Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Conteúdos com menções diretas em favor de um potencial golpe de Estado no Brasil estão a todo vapor no TikTok nesta segunda-feira (31.out.2022) – e são incrivelmente fáceis de encontrar.

DADOS. Vídeos marcados com as hashtags #artigo142 e #intervencaomilitar, por exemplo, já somam 17 milhões e 21 milhões de visualizações, respectivamente.

ALERTA, PERO NO MUCHO. A página da #Artigo142 possui um aviso sobre conteúdo ligado às eleições: "O TikTok valoriza a criatividade e a expressão tanto quanto a autenticidade e a integridade. Manter nossos usuários seguros é nossa maior prioridade".

Um vídeo publicado em 2.out em que um adolescente escreve: Coé Exército, faz a boa aí, namoralzinha" e marcado com as hashtags #exercitobrasileiro🇧🇷, #intervencaomilitar, #eleicoes2022, #fraudenasurnas, #regimemilitar. Esse vídeo soma 1,1 milhão de visualizações, por exemplo.

‌Outro vídeo com #artigo142 que diz que as Forças Armadas precisam impedir a posse de Lula sob perigo de guerra civil tinha mais de 140 mil curtidas e 1,1 milhão de views até a noite desta segunda-feira.

CONTEXTO. A referência a "artigo 142" diz respeito à noção (errada) de que esse artigo da Constituição daria o poder para as Forças Armadas realizarem uma intervenção militar no Brasil. Isso já foi, inclusive, desmentido diversas vezes ao longo dos anos, inclusive pela Câmara dos Deputados.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
TikTok
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.