Em mais um sinal de degradação da infraestrutura do Twitter, o sistema de autenticação de dois fatores via mensagem de texto (SMS) tem apresentado falhas e deixado usuários trancados fora de suas contas.
Se a única forma de verificação de duas etapas de um usuário é baseada em serviço de SMS, o usuário pode ficar permanentemente trancado pra fora de sua conta se o serviço não estiver funcionando.
O Twitter tem aparentemente, e sem muito alarde, desligado diversos microsserviços que o novo dono do Twitter, Elon Musk, chamou recentemente de "bloatware" (softwares que incham e atrapalham um produto).
Part of today will be turning off the “microservices” bloatware. Less than 20% are actually needed for Twitter to work!
— Elon Musk (@elonmusk) November 14, 2022
Há outros sinais de que a infraestrutura da rede social está desesperadamente precisando de atenção: de acordo com o ex-chefe de infraestrutura do Twitter, umas das equipes críticas de infraestrutura conta com pouquíssimas pessoas no momento. Ele mesmo já não trabalha mais lá.
It’s hard for people on the outside to appreciate how nonsensical this selective “policy” enforcement is. The team responsible for the serving of 10MM+ tweets / second for internal and user-facing use cases is down to like 2 people. Good luck shipping basically… anything? https://t.co/mQoHvrM0dx
— Mike Cvet (@mikecvet) November 15, 2022
CONTEXTO. Na última semana pipocaram relatos de sistemas e funcionalidades quebrando do nada no Twitter. Coisas como filtros anti-spam ficaram malucas, deixando passar contas obviamente falsas e dando falsos-positivos em links legítimos.
O Twitter também encerrou o vínculo de trabalho com mais de 4 mil trabalhadores terceirizados no fim de semana, segundo apuração do jornalista Casey Newton, da newsletter Plataformer, com possível impacto à moderação de conteúdo.
Segundo a jornalista Zoë Schiffer, também da Plataformer, a empresa está se preparando para fazer um grande anúncio de reorganização.
NEW: Twitter is getting ready to announce a massive reorg. The situation is fluid but here’s what we know so far: engineering will be divided into 3 orgs: product, infrastructure, & support. Bluebird & Goldbird are becoming one product org. No more bird names - those are changing
— Zoë Schiffer (@ZoeSchiffer) November 15, 2022

Via Wired e Ryan Broderick
Twitter