A catástrofe Elon Musk fez muita gente descobrir o Mastodon e sua dinâmica descentralizada, baseada em instâncias/servidores espalhados pela internet.
Com isso, já começam a surgir instâncias temáticas e atreladas a instituições renomadas.
O QUE HOUVE? O Internet Archive, ONG que se dedica à preservação de materiais digitais, lançou a sua instância no último domingo, a mastodon.archive.org.
Ao justificar o movimento, o Internet Archive explicou que “precisamos de um jogo com muitos ganhadores, não apenas algums jogadores poderosos”. Membros da equipe ganharam perfis na instância e há um dedicado a divulgar notícias, eventos e curiosidades do projeto.
A instância do navegador web Vivaldi está atrelada à conta gratuita que os usuários têm para sincronizar seus dados — quem tem uma conta pode se logar com ela na social.vivaldi.net.
“Com o Vivaldi Social, nossa crença em uma abordagem movida pela comunidade se fortalece”, escreveu Jon von Tetzchner, co-fundador e CEO da empresa.
INSTÂNCIA DO TWITTER. A instância mais curiosa é a macaw.social, criada por e para ex-funcionários do Twitter demitidos por Elon Musk.
A ironia não passou batida por Eugen Rochko, fundador e líder do projeto Mastodon. Em seu perfil, ele escreveu:
Acho glorioso que agora exista um servidor Mastodon operador por pessoas que trabalhavam para o Twitter. Eu jamais imaginaria isso quando comecei [o projeto] em 2016.
O criador da instância, @[email protected], respondeu Eugen. Ele disse tê-la criado só de farra, e que ficou lisonjeado com a repercussão e a procura — já são mais de 600 membros na instância.
PRECEDENTE ESTATAL. No final de abril, quando a compra do Twitter por Musk ainda estava longe no horizonte, a União Europeia lançou sua instância Mastodon.
Em nota publicada à época, Wojciech Wiewiórowski, supervisor da proteção de dados europeu, disse que o objetivo era “oferecer plataformas de mídias sociais alternativas que prioriza indivíduos e seus direitos à privacidade e proteção de dados”.
O objetivo da instância, social.network.europa.eu, é permitir que instituições e agências ligados ao grupo continental possam divulgar novidades e dialogar com os cidadãos.
INSTÂNCIA? Ao contrário do Twitter, que é centralizado, no Mastodon qualquer pessoa ou empresa pode subir sua própria instância/servidor, num modelo descentralizado.
Essa é uma característica do ActivityPub, o protocolo em que o Mastodon funciona.
Para entender melhor e conhecer algumas instâncias brasileiras, leia este material do Manual do Usuário.
Via Internet Archive, Vivaldi, @[email protected], @[email protected], Gizmodo (todos em inglês).