Meta lança inteligência artificial especializada em conhecimento científico

Galactica, nome da IA, foi treinada com 48 milhões de referências científicas.

A Meta lançou o Galactica, uma inteligência artificial alimentada por artigos cientíticos, capaz de criar papers acadêmicos, resolver fórmulas matemáticas e muito mais.

COMO ASSIM? Sabe o DALL-E 2, que gera imagens a partir de uma descrição em texto, ou o GPT-3, que cria textos inteiros a partir de uma frase? O Galactica é tipo isso, só que para produção acadêmica.

A Meta treinou o algoritmo da inteligência artificial com 48 milhões de papers, materiais de referência e outras fontes de conhecimento científico.

“Isso permite que o Galactica sugira citações e ajude a descobrir papers relacionados”, diz a página de demonstração da ferramenta.

Não bastasse resolver fórmulas matemáticas e encontrar papers relacionados, o Galactica cria texto acadêmico a partir de frases.

CUIDADO. No Twitter, Yann LeCunn, cientista-chefe de IA da Meta, comparou o Galactica a um assistente de direção para carros:

“Ele não escreverá papers automaticamente para você, mas reduzirá bastante sua carga cognitiva enquanto vocês os escreve.”

No site demonstrativo do Galactica, a Meta aborda algumas limitações do modelo, com destaque para a de veracidade e confiança dos resultados.

Em letras garrafais, a empresa pede para que os usuários “nunca sigam o conselho de um modelo de lingaugem sem verificá-lo”.

Você pode brincar com o Galactica e saber mais (incluindo ler o paper que o descreve) neste site.

Via SocialMediaToday, @ylecun/Twitter (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca