Hackers pegam carona em trend do TikTok para roubar senhas e outros dados

A trend #invisiblefilter no TikTok prometeu nudes, mas entregou um malware

Uma nova trend no TikTok reúne na hashtag #invisiblefilter vídeos de pessoas que brincam de tirar a roupa, já que o filtro que borra os corpos (ou os deixam"invisíveis").

Hackers pegaram carona na trend e subiram no GitHub um software que promete tirar o filtro dos vídeos. Mas, na verdade, o programa é um malware que rouba senhas, números de cartões de crédito e outros dados pessoais.

SEM NUDES. Em 28.nov, a empresa de segurança digital Checkmark publicou um relatório denunciando que hackers estão usando a #invisiblefilter no TikTok, atualmente com 27,5 milhões de visualizações, para promover um programa que poderia fornecer a versão “sem filtro” do desafio.

Nos vídeos publicados pelos criminosos no próprio TikTok, que têm ao menos 1 milhão de visualizações, eles direcionavam usuários para um servidor do Discord para terem acesso ao repositório no GitHub aonde está o programa. Segundo os pesquisadores, o servidor tinha 31 mil usuários antes de ser derrubado pelo Discord.

Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!