Twitter tenta acalmar anunciantes e diz que nada mudou (porém, mudou)

No blog oficial, Twitter diz que a única mudança na gestão Musk é “a abordagem para a experimentação”.

Numa tentativa de aplacar as críticas à gestão Musk e estancar a hemorragia de anunciantes da plataforma, o Twitter publicou um comunicado em seu blog oficial delineando seu “compromisso permanente com o debate público”.

O QUE HOUVE? O texto, sem assinatura, garante que o “Twitter 2.0” segue comprometido com a missão de ser a praça pública da internet.

Cita, especificamente, “brand safety”, ou seja, a segurança que as marcas esperam das plataformas onde anunciam, e diz que esse tipo de segurança está ligado à segurança das pessoas.

O que muda, segundo o Twitter, é a abordagem para a experimentação. “O Twitter abraçou os testes públicos”, explica.

OK, MAS… Em uma lista, o Twitter apresenta algumas garantias. Elas não se sustentam.

O primeiro item da lista afirma que “nenhuma das nossas políticas mudou”, o que é mentira: para citar dois exemplos, a política que impedia o espalhamento de desinformação sobre a COVID-19 foi anulada e pessoas banidas por desinformação foram reintegradas à plataforma.

Em seguida, o Twitter diz que as equipes de segurança e confiança seguem trabalhando para manter a plataforma livre de discurso de ódio e outras irregularidades.

Pode até ser verdade, mas seria mais correto informar que “o que sobrou” das equipes está trabalhando nisso. Sobrou pouca gente e as inevitáveis falhas de moderação já são visíveis.

MAIS RECOMENDAÇÕES. Em nota não relacionada, o Twitter avisou que vai inserir mais conteúdo recomendado (leia-se: de perfis que o usuário não segue) na timeline.

No discurso oficial, é uma tentativa de mostrar aos usuários o melhor conteúdo da plataforma. Na prática, como já seu viu nas redes da Meta, é uma maneira fácil de aumentar o engajamento e o tempo de uso da rede.

Via Twitter (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca