Mastodon foi a rede que mais se beneficiou com o caos no Twitter de Musk

Análise feita a partir de dados públicos no Twitter revela aonde usuários insatisfeitos com Musk estão indo.

Que houve uma pequena onda migratória para outras redes sociais desde que Elon Musk assumiu o controle do Twitter, é inegável. Mas quem se beneficiou mais?

Análise feita pelo blogueiro Tim Chambers a partir de dados coletados do próprio Twitter revelou que, até agora, o Mastodon tem se destacado como refúgio dos insatisfeitos com a rede de Musk.

O QUE HOUVE? Tim analisou alguns dados do Twitter, em especial posts com a hashtag #TwitterMigration e alterações na bio para incluir endereços de outras redes sociais.

Por esse segundo parâmetro, o do endereço alheio na bio entre 24 de outubro e 22 de novembro, sua análise revelou que a quantidade de usuários do Twitter que migraram para o Mastodon aumentou em 1.856%.

O desempenho do Mastodon é expressivo. Ao todo, 90.523 usuários incluíram seus endereços de lá em suas bios no Twitter. O segundo colocado, a rede social Hive, ganhou apenas 2.637 novos promotores no Twitter.

Gráfico em barras mostrando menções a outras redes sociais nas bios do Twitter.
Novas menções a outras redes sociais na bio dos perfis do Twitter. Gráfico: Tim Chambers.

(A rede social Hive está fora do ar após a descoberta de falhas graves de segurança na plataforma.)

OUTROS DESTAQUES. Em termos relativos, a rede social para jornalistas Post.news foi o destaque, com aumento de 4.667% em menções na bio. Os números absolutos são minúsculos, porém (140 novos usuários).

O recorte acima considerou apenas redes sociais “novas”. Ao incluir as mais antigas, Tim observou que Telegram, Tumblr e Substack tiveram aumentos relativos consideráveis, de 23%, 29% e 22%, respectivamente.

OUTROS RECORTES. Tim também analisou posts no Twitter mencionando endereços e nomes de usuários em redes sociais. O Mastodon, mais uma vez, se destacou, seguido da Hive.

Gráfico em curvas de posts públicos no Twitter mencionando outras redes sociais.
Menções a outras redes sociais em posts públicos no Twitter. Gráfico: Tim Chambers.

Também foram analisados dados de download de aplicativos móveis gerados pela consultoria Sensor Tower. Tanto o aplicativo oficial quanto os de terceiros, como Tootle e Metatext, tiveram crescimento expressivo.

“No mundo inteiro, o aplicativo [oficial do Mastodon] cresceu 657% para 1 milhão [de downloads] nos 12 dias seguintes à venda do Twitter, de 15 mil no período anterior.”

Para ler o relatório de Tim na íntegra, siga este link (PDF, em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!