Que houve uma pequena onda migratória para outras redes sociais desde que Elon Musk assumiu o controle do Twitter, é inegável. Mas quem se beneficiou mais?
Análise feita pelo blogueiro Tim Chambers a partir de dados coletados do próprio Twitter revelou que, até agora, o Mastodon tem se destacado como refúgio dos insatisfeitos com a rede de Musk.
O QUE HOUVE? Tim analisou alguns dados do Twitter, em especial posts com a hashtag #TwitterMigration e alterações na bio para incluir endereços de outras redes sociais.
Por esse segundo parâmetro, o do endereço alheio na bio entre 24 de outubro e 22 de novembro, sua análise revelou que a quantidade de usuários do Twitter que migraram para o Mastodon aumentou em 1.856%.
O desempenho do Mastodon é expressivo. Ao todo, 90.523 usuários incluíram seus endereços de lá em suas bios no Twitter. O segundo colocado, a rede social Hive, ganhou apenas 2.637 novos promotores no Twitter.
(A rede social Hive está fora do ar após a descoberta de falhas graves de segurança na plataforma.)
OUTROS DESTAQUES. Em termos relativos, a rede social para jornalistas Post.news foi o destaque, com aumento de 4.667% em menções na bio. Os números absolutos são minúsculos, porém (140 novos usuários).
O recorte acima considerou apenas redes sociais “novas”. Ao incluir as mais antigas, Tim observou que Telegram, Tumblr e Substack tiveram aumentos relativos consideráveis, de 23%, 29% e 22%, respectivamente.
OUTROS RECORTES. Tim também analisou posts no Twitter mencionando endereços e nomes de usuários em redes sociais. O Mastodon, mais uma vez, se destacou, seguido da Hive.
Também foram analisados dados de download de aplicativos móveis gerados pela consultoria Sensor Tower. Tanto o aplicativo oficial quanto os de terceiros, como Tootle e Metatext, tiveram crescimento expressivo.
“No mundo inteiro, o aplicativo [oficial do Mastodon] cresceu 657% para 1 milhão [de downloads] nos 12 dias seguintes à venda do Twitter, de 15 mil no período anterior.”
Para ler o relatório de Tim na íntegra, siga este link (PDF, em inglês).