“Golpe do Tinder” totalizou 90% dos sequestros em SP em 2022

94 casos foram esclarecidos pela polícia no ano, segundo a BBC Brasil. Número pode ser maior devido à subnotificação

Mais de 90% dos sequestros que ocorreram no estado em 2022 foram feitos a partir de perfis falsos em aplicativos de relacionamento, tipo o Tinder, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

O alerta foi noticiado pela BBC Brasil.

O QUE HOUVE? Segundo a SSP-SP, os criminosos criam perfis falsos, por vezes usando alguém real de isca, e escolhem a vítima a dedo — “usuários que ostentam poder econômico nas redes sociais”.

Após algumas conversas, marcam um encontro em locais afastados, na suposta casa da isca. Quando a vítima chega ao local, é rendida e mantida em cativeiro. Enquanto isso, os criminosos limpam suas contas bancárias por meio de aplicativos em seu celular.

DETALHES. A Divisão Antissequestro do Dope, unidade especializada em sequestro da Polícia Civil paulista, esclareceu 94 ocorrências do tipo em 2022.

O número, porém, pode ser maior devido à subnotificação: muitas vítimas sentiriam vergonha de ter caído no golpe ou estariam tendo casos extraconjugais, por isso não fazem boletins de ocorrência.

DICAS. Existem alguns sinais e cuidados que usuários podem tomar para diminuir as chances de ser vítima desse tipo de golpe/sequestro, explica a BBC:

  • Desconfiar. Quando o contato quer migrar a conversa rapidamente para o WhatsApp e exclui o perfil no aplicativo de relacionamento logo em seguida, desconfie.
  • Encontros em lugares privados, como a suposta casa do contato, devem ser evitados. É preferível lugares públicos, com grande circulação de pessoas. Ainda assim, há casos em que o sequestro só se deu no terceiro encontro, portanto, é preciso desconfiar da somatória de indícios.

Esse tipo de golpe/sequestro é mais comum em grandes metrópoles, mas há registros em cidades menores.

Via BBC Brasil

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!