O Instagram liberou no mundo todo um novo recurso, chamado Notes (“Notas”, em português), que lembra muito o Twitter.
COMO ASSIM? No comunicado à imprensa, a Meta (dona do Instagram) define a novidade como “uma nova maneira de compartilhar seus pensamentos e ver o que seus amigos estão fazendo”.
As tais notas são posts em texto escrito com até 60 caracteres. Elas são criadas e visualizáveis na “inbox”, e aparecem como se fossem stories, em bolinhas no topo da tela.

A exemplo dos stories tradicionais, também duram 24 horas. É necessário selecionar quem pode ver as notas — perfis individuais ou o grupo de melhores amigos —, o que torna o recurso pouco interessante para influenciadores.
As respostas às suas notas são recebidas como se fossem mensagens diretas.
Embora o recurso estivesse em testes há meses, a liberação das notas foi acelerada pela crise do Twitter, de acordo com reportagem do New York Times.
A Meta encara a crise do rival como uma oportunidade para recuperar espaço e credibilidade.
O QUE MAIS? No mesmo comunicado, a Meta anunciou alguns testes, a saber:
- Os “desafios sinceros” (“candid stories”), uma cópia do BeReal flagrada em agosto.
- Convidar outros usuários a participarem daqueles “desafios” das figurinhas “Adicione o seu”.
- Perfis de grupos, em que vários perfis individuais se juntam para alimentar um perfil com fotos no feed e stories.
- Coleções colaborativas, em que vários perfis podem se juntar para salvar conteúdo espalhado pelo Instagram.
Não há previsão para esses recursos serem liberados.
Via Meta, New York Times (em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Twitter • Instagram • Manual do Usuário