O Instagram liberou no mundo todo um novo recurso, chamado Notes (“Notas”, em português), que lembra muito o Twitter.
COMO ASSIM? No comunicado à imprensa, a Meta (dona do Instagram) define a novidade como “uma nova maneira de compartilhar seus pensamentos e ver o que seus amigos estão fazendo”.
As tais notas são posts em texto escrito com até 60 caracteres. Elas são criadas e visualizáveis na “inbox”, e aparecem como se fossem stories, em bolinhas no topo da tela.
A exemplo dos stories tradicionais, também duram 24 horas. É necessário selecionar quem pode ver as notas — perfis individuais ou o grupo de melhores amigos —, o que torna o recurso pouco interessante para influenciadores.
As respostas às suas notas são recebidas como se fossem mensagens diretas.
Embora o recurso estivesse em testes há meses, a liberação das notas foi acelerada pela crise do Twitter, de acordo com reportagem do New York Times.
A Meta encara a crise do rival como uma oportunidade para recuperar espaço e credibilidade.
O QUE MAIS? No mesmo comunicado, a Meta anunciou alguns testes, a saber:
- Os “desafios sinceros” (“candid stories”), uma cópia do BeReal flagrada em agosto.
- Convidar outros usuários a participarem daqueles “desafios” das figurinhas “Adicione o seu”.
- Perfis de grupos, em que vários perfis individuais se juntam para alimentar um perfil com fotos no feed e stories.
- Coleções colaborativas, em que vários perfis podem se juntar para salvar conteúdo espalhado pelo Instagram.
Não há previsão para esses recursos serem liberados.
Via Meta, New York Times (em inglês).